TAG *Compras de Livros*

Prometi que regressava com os posts quando a página de fãs chegasse aos 1000 “gosto”. Às vezes, comigo, prometido é um bocado de vidro, como dizia Mia Couto num dos seus livros, mas neste caso o prometido vai ser cumprido.

Para o regresso aos posts trago uma tag que já tenho guardada nos arquivos do feedly há mais de um ano e que está relacionada com compras literárias. Foi vista no blog Chaise Longue.

1. Onde compras os teus livros?

Normalmente na Bertrand e em Feiras do Livro. Ultimamente, se encontro algo que me agrada nas zonas de livros dos hipermercados, também compro por lá e tenho dado umas vistas de olhos pela FNAC mas para tentar encontrar livros de culinária muito específicos.

2. Fazes pré-ordem de livros? Se sim, fazes em lojas ou online?

Nunca fiz pré-reserva de livros.

3. Em média, quantos livros compras por mês?

Para esta pergunta, não tenho uma resposta unânime. Tão depressa compro 3 ou 4 num mês, como nos 2 ou 3 meses seguintes não compro um único livro.

4. Usas a tua biblioteca local?

Usava na época em que ainda estudava, agora nem por isso.

5. Qual a tua opinião acerca dos livros das bibliotecas?

São uma óptima maneira que uma pessoa que não tenha um orçamento disponível para comprar livros de se manter actualizada nas últimas obras que vão sendo lançadas no mercado, uma vez que as bibliotecas vão mantendo um catálogo com a actualidade possível aos seus orçamentos.

6. Como te sentes em relação a lojas de caridade/livros em segunda mão?

Não tenho qualquer problema com comprar livros que não sejam novos. Aliás, umas das bancas que procuro com mais frequência nas Feiras do Livro são precisamente os alfarrabistas.

7. Mantens os teus livros lidos e por ler juntos/na mesma estante?

Não. Tenho mais noção do que li e o que não li se estiverem separados. Por isso tenho os lidos na estante e os por ler dentro de uma caixa.

8. Planeias ler todos os livros que tens?

Ora, se os comprei é porque tenciono lê-los. Não tinha lógica comprar livros só porque sim.

9. O que fazes com os livros que sentes que nunca irás ler/sentes que não irás gostar?

Por norma, já faço as minhas compras de livros com base naquilo que gosto de ler para evitar surpresas.

10. Alguma vez doaste livros?

Sim. Mandei uma série de livros da colecção “Uma Aventura…” que eram do meu irmão aquando de um pedido de doação de livros para Timor Leste.

11. Alguma vez estiveste num período de abstinência de compras de livros?

Essas fases de abstinência de compras comigo acabam por ser naturais. Não tenho dinheiro, não compro. Nunca senti que me forçasse alguma vez a não comprar os livros.

12. Achas que compras demasiados livros?

Nem por isso. Ultimamente ando numa de compras compulsivas dos livros do “Triângulo Jota” (sim, tenho quase 30 anos e lembrei-me de começar a ler uma colecção mais voltada para os adolescentes), mas fora isso acho que não me estico em demasia nas compras.

2 pensamentos sobre “TAG *Compras de Livros*

Deixe uma Resposta

