TAG *Hábitos de Leitura*

Encontrei esta TAG sobre hábitos de leitura já há algum tempo no blog Chaise Longue. A versão original veio do canal do YouTube TheBookJazz.

1. Tens algum cantinho especial na tua casa para ler?

Em casa, por norma, só leio no meu quarto.

2. Marcador de livros ou um pedaço de papel aleatório?

Tenho um marcador que uso para todos os livros. É de tecido, vermelho com bolinhas brancas e nas pontas tem um cogumelo e uma joaninha (ou pelo menos devia ter porque eu estou sempre a esquecer-me de a colocar no sítio).

3. Quando queres interromper a leitura paras na página onde estás ou tens de acabar o capítulo/certo número de páginas?

Se estou em casa, vou até ao fim do capítulo para parar a leitura. Se estiver noutro local, paro onde estiver. Não vou pedir ao médico/operador do metro/funcionário de repartição pública para esperar um bocadinho para eu chegar ao fim da minha leitura.

4. Comes ou bebes enquanto lês?

Comer, quase sempre. Os snack de eleição são frutos secos, bolachas de chocolate e o mais recente vício são bolachas de milho sem sal e sem glúten. Beber, depende. Às vezes tenho água ou sumo perto de mim.

5. Consegues ou gostas de ouvir música e televisão enquanto lês?

Música tem de ser! Em casa ou em transportes públicos, com phones nos ouvidos; nas horas mortas do trabalho, a ouvir rádio que está sempre ligado para efeito de música ambiente. Se não for assim, distraio-me ou então fico a “engonhar” na mesma página durante um bom bocado.

6. Um livro de cada vez ou vários livros ao mesmo tempo?

Normalmente só um de cada vez. Demore o tempo que demorar a termina-lo.

7. Ler em casa ou em todo o lado?

O meu estômago não achou muta piada aos momentos em que experimente ler num autocarro. Fora isso, onde eu poder ler eu leio.

8. Ler em voz alta ou para ti mesma?

Sempre leitura silenciosa.

9. Costumam passar à frente algumas páginas do livro ou ler o final?

A única vez que eu vou ao final do livro é para consultar o número da última página para efeito de registo na minha folha Excel. Fora isso, não salto páginas.

10. Quebrar a lombada do livro ou mantê-lo como se fosse novo?

Tento ter o máximo de cuidado que posso. Mas às vezes os acidentes são inevitáveis.

11. Escreves nos teus livros?

Na primeira página tenho o meu próprio código de organização e nos livros em língua estrangeiras escrevo as palavras que não conheço a lápis.

7 pensamentos sobre “TAG *Hábitos de Leitura*

  1. Olá, Isabel.
    Os “hábitos de leitura” é um tema interessante para quem lê e gosta. Cada um de nós tem o seu lugar preferido para ler, o seu “tique”, o seu “vício”. Mas vou tentar responder, a meu modo, como costumo “fazer” as minhas leituras:
    1 – Costumo ler no “sofá do canto da sala”, quando há silêncio ou mesmo se os ruídos não incomodam muito. Mas, em regra, leio no quarto, deitado ou sentado;
    2 – O marcador de livros é sempre o meu “fetiche”: um livro, um marcador diferente, tenho dezenas deles e, por vezes, não começo uma nova leitura sem escolher o marcador;
    3 – Gosto de ficar no fim da página ímpar. Mas, se por algum motivo, tenho de interromper a leitura abruptamente, deixo o marcador apontado para a linha que larguei. Tenho, também, um processo de saber se interrompi na página par ou impar;
    4 – Enquanto leio não como, nem bebo. Leio. Poderei interromper, de vez em quando, para um qualquer abastecimento logístico, mas nunca o faço enquanto leio.
    5 – Quando leio, estou dentro do livro, acompanho as (os?) personagens, deixo-me estar dentro das páginas como se eu mesmo fizesse parte integrante da história (estória?) e não admito ruídos exteriores. Ler Tolstoi,Camilo ou Doris Lessing, por exemplo, ouvindo na TV qualquer membro do governo a falar sobre as “maravilhas de ser português”, não combina. Gosto de Beethoven, Bach, Mahler, mas nunca enquanto leio;
    6 – Quase sempre um livro de cada vez, raro me interessa ler dois em simultâneo, embora já tenha acontecido, uma vez por outra;
    7 – Gosto de ler em casa. Num qualquer outro lugar fico absorto com o ambiente, com as pessoas, prefiro o sossego da minha sala, ou do meu quarto;
    8 – Leio para mim, nem ginastico os lábios, apenas os olhos e a mente;
    9 – Não, não passo à frente, nem um parágrafo. Apenas me certifico do número de páginas do livro, espreitando a numeração da última;
    10 – Respeito sempre os livros, não dobro folhas, não quebro lombadas e tento sempre evitar acidentes;
    11 – Não tenho por hábito escrever nas páginas e muito menos fazer anotações.

    E é isto que me ocorre. No fundo, Isabel, nós, os leitores, somos um tanto sui-generis quando temos um livro entre mãos. Mas é saudável ler e isso é o mais importante.
    Um abraço
    Armando Sousa

    • Parece que lhe devo uma resposta já há uns quantos meses, meu caro Armando. A vida da hotelaria não perdoa, deixa-nos cansados demais para tudo o que requeira uso da mente.
      O ditado já diz, “Cada cabeça, sua sentença.” e os hábitos de cada um seguem esse princípio. Todos temos as nossas “esquisitices”, passe o termo. Faz de nós únicos, diferentes do vizinho do lado, seja ele leitor ou não.
      Acho que já tinha comentado consigo em relação a preferências musicais. A minha veia sonora está sempre mais voltada para o Jazz, apesar de não negar aos ouvidos a música clássica. A combinação de um piano, uma bateria e um saxofone ou um contrabaixo em estilo de improviso fazem-me sonhar acordada.
      Espero contar com as suas visitas quando as opiniões regressarem.

      Boas leituras🙂

Deixe uma Resposta

