Booking Through Thursday – Mudanças nas Releituras

btt2Já perguntei anteriormente se relias os teus livros (se quiseres recordar a resposta, força). O que eu quero saber agora é, esse hábito mudou? Por exemplo, relias muito em criança e estavas limitado/a a livros novos quando convencias a tua mãe a levar-te à biblioteca? A economia afectou-te ao ponto de teres que reler livros com mais frequência? Ou simplesmente consideras os livros mais antigos como velhos amigos e ficas contente em passar mais tempo com eles em vez de passar logo para as últimas novidades?

Quem acompanha o NCDL sabe que ando a fazer uma “Operação Uniformização”, ou seja, reler os livros mais antigos que foram comentados para escrever de novo as opiniões. Se foi uma decisão meramente estética? Não só mas também. Tenho trabalho (felizmente), o que significa que tenho ordenado certo no fim do mês (felizmente 2x). Mas isso não quer dizer que posso gastar tudo em livros. Tenho as minhas despesas (a fraca saúde não dá tréguas), a família também precisa de ajuda (há que retribuir os sacrifícios que fizeram para me educar). Compro alguns, mas não tantos quantos gostaria.

Recapitulando a resposta das releituras, em criança relia muito. Apesar de ter familiares que me ofereciam livros, eles só apareciam em ocasiões de festa (aniversários, Natal…). Por isso, não admira que a uma certa altura eu já sabia o enredo de trás para a frente dos primeiros 40 volumes da colecção “Uma Aventura…”, que lesse com uma certa nostalgia romântica todos os pequenos passos da paixão entre a Guida e o Frederico n’ “O Clube das Chaves” ou que visse as dores da Clara, protagonista d’ “O Álbum de Clara”, como uma motivação para ser mais forte.

2 pensamentos sobre “Booking Through Thursday – Mudanças nas Releituras

  1. Olá, Isabel.
    Reler é um hábito, ou talvez um vício de quem gosta de ler. Estou convencido que não há ninguém, amante da literatura, que não o faça com frequência. Nem sempre é verdade que se lê um “novo livro” quando o leitor o volta a ler, mas que, inúmeras vezes, acontece depararmo-nos com um personagem, ou a descrição de um local, mais interessantes na releitura, é normal. Comigo é quase frequente.
    Estou a lembrar-me de “O Fio da Navalha”, por exemplo, que li faz alguns anos, um tanto a correr (por vezes acontecia-me querer chegar depressa ao fim, para saber como e que tipo de desfecho lhe dava o autor. Mas esse modo de ler já não faz parte dos meus hábitos). Gostei da narrativa, dos personagens, dos lugares e do próprio tema, é um livro muito Somerset Maugham. Reli-o na semana passada e fiquei impressionado (no bom sentido) com a filosofia de vida do personagem principal, pormenor que me tinha escapado na primeira leitura.
    Mas confesso que releio muito, por variadíssimas razões, os mesmos livros, deleito-me com algumas passagens, algumas descrições, alguns comportamentos, muitos deles já os sei mesmo de cor. Experimentem, quando estão mais nervosos, mais caídos espiritualmente, ler o serão, em casa do Manuel Quintino, no popularíssimo livro Uma Família Inglesa. Reler é muita coisa, será por vezes um hábito, será talvez um vício, mas é, sobretudo, uma comovente paixão pela leitura. E bastante saudável.
    Um abraço amigo
    Armando Sousa

    • Concordo com o seu ponto de vista, Armando. Normalmente quando relemos um livro, a primeira leitura tem alguma distância no tempo. E esss distância normalmente representa uma maturidade diferente no leitor. O ser capaz de entender certos detalhes de de modo diferente ou o simples facto de apreciar um pedaço de texto com outra atenção, com o nosso próprio tempo. Como quem degusta com deleite uma fatia da sua sobremesa favorita.
      Muito obrigada pela visita e boas leituras!

Deixe uma Resposta

