TAG *Todo o Mundo Já Leu, Menos Eu*

Criado originalmente pela Nayara, sob a forma de vídeo do Youtube, esta Tag tem andado um pouco por todo o lado na Internet. Eu vi-a no blog Chaise Longue e fiquei com vontade de participar e reflectir sobre as modas literárias que me andam a passar ao lado.

O primeiro autor é o fenómeno japonês que anda nas bocas do Mundo, eterno candidato ao Nobel mas que todos anos vê o prémio fugir para outras mãos, Haruki Murakami. Não me perguntem porquê. Acho que olho para os livros, acredito que são caros demais e vou adiando.

Segundo autor é outro grande fenómeno actual, seja pelos livros em si, seja pela sua adaptação para TV. Estou a falar de George R. R. Martin, claro. Para este o motivo é precisamente o alarido em volta do autor. Memes que “ameaçam” o autor a manter-se vivo para terminar a saga, toda uma onda de comentários e considerações tanto sobre os livros como sobre a série.

Partindo para a ala feminina da literatura, a terceira autora que parece que toda a gente já leu menos eu é uma rainha do Romance, a senhora que pôs as leitoras todas a suspirar por Mr. Darcy. Falo, claro, de Jane Austen. Sou da opinião que é preciso ter uma predisposição própria para ler livros considerados clássicos. Ler só porque sim ou porque toda a gente já leu corre-se o risco de estragar uma boa experiência de leitura.

A quarta autora é uma senhora que esteve há bem pouco tempo no nosso país e que parece ter lugar cativo nas estantes de muitas meninas bloggers que sigo, Juliet Marillier. Dizem que é uma escritora fantástica, que nos leva para mundos fantásticos de sonho. A mim nunca me deu para ir atrás da autora.

Para completar o TOP5, fui buscar uma autora que entraria na rubrica ” Não Li Mas Também Não Gosto” se o “Ah! A Literatura” anda estivesse no ar: Nora Roberts . É outra daquelas autoras com lugar cativo em muitas estantes femininas mas nas minhas vai demorar a entrar. Julgo que é pura embirração minha. Vejo Nora Roberts como uma daquelas escritoras que escreve seguindo uma fórmula e que não vai muito mais além disso.

Deixe uma Resposta

