Harry Potter e o Cálice de Fogo

hp cdf

No Verão que antecede o seu 4º ano de escola, Harry está numa animação pegada. Os Weasleys convidaram-o para ir com eles à Final da Taça Mundial de Quidditch e já não vai ter que aturar os Dursleys. No entanto, Harry depressa percebe que aquele ano ia ser diferente de todos os outros. Durante a Taça a Marca Negra aparece nos céus, sinal que os Devoradores da Morte, os fieis seguidores de Lord Voldemort, estão de volta e em força. Já quando volta às aulas, é revelado que o Torneio dos Três Feiticeiros, uma prova milenar, vai ter lugar nesse ano em Hogwarts. Harry Potter e o Cálice de Fogo marca o pontapé de saída para a longa, terrível e negra batalha entre Harry e Lord Voldemort, entre o Bem e o Mal.

E se até agora o ambiente tem sido moderadamente leve, o chamado “passeio pelo parque”, neste 4º livro acabaram-se os “paninhos quentes”. J.K. Rowling decidiu “tirar o tapete” à personagem Harry Potter, amadurecendo-o um pouco à força ao mesmo tempo que passa uma mensagem aos leitores do estilo “Desculpem crianças mas ninguém passa por entre os pingos da chuva toda a vida e como a morte é uma realidade, tomem lá uma bela dose dela!”. A leitura torna-se mais lenta também já que a autora agora perde-se um pouco com divagações sentimentais, quer sobre as personagens como as próprias divagações dos mesmos. As personagens adoptam agora uma personalidade própria dos adolescentes, ou seja, irritante. Em termos de tradução, os problemas de sempre tendem em persistir. O discurso aparece pouco natural a espaços e os critérios de tradução continuam pouco uniformes. A título de exemplo, nos 3 livros anteriores o nome das lojas de Diagon-Al foram deixados no original e nesta obra já foram traduzidos. Outro exemplo que posso apontar é o facto de as próprias disciplinas aparecerem com um nome diferente já que neste livro a Adivinhação passou a Artes Divinatórias). Agora que a história chegou ao seu propósito inicial, Harry Potter vs. Voldemort, fica no ar aquela mítica frase dos desenhos animados Dragon Ball: “Não percam o próximo episódio porque nós também não!”.

Classificação: 3/5

– Esta noite demonstraste uma coragem para além de tudo o que eu poderia esperar de ti, Harry. Demonstraste uma coragem igual à daqueles que morreram a combater o Voldemort no auge do seu poder. Meteste ombros a uma tarefa para um feiticeiro adulto e mostraste-te à altura dela… e já nos deste tudo aquilo que temos direito de esperar. “

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s