No Silêncio dos Olhos

Neto Muhindo

O prefácio ao livro diz-nos que aqui encontraremos poemas únicos, que expiam as dores do poeta mas também as dores do seu país, Angola. Divididos em três partes, cada uma aborda um visão diferente. “O enterro das palavras” assenta em ideias como a inevitabilidade do fim, a dor e o silêncio. “Entre Mim e Eu” tenta explicar o que o leva a escrever e que sentimentos vive quando o faz. Por fim, “Doces Lágrimas” aborda temáticas mais ligadas ao amor, sendo grande parte dos poemas sobre ou para alguém amado (ou quanto muito desejado).

Como em qualquer bom escritor africano, Neto Muhindo traz uma escrita muito sensorial. O poeta faz muitas referências à Natureza, com particular incidência no Sol e na Terra. São poemas diferentes, muitos deles não obedecem a uma estrutura tradicional. Alguns deles chegam a ser desconfortáveis de ler pois são bastante mórbidos. Existem também alguns poemas confusos e com pouco nexo provocados por uma excessiva repetição de um mesmo conceito dentro desses poemas. São poemas interessantes mas que não provocam grande reacção para além da beleza das palavras.

Classificação: 3/5

Só eu e tu

Dois mundos imundos
Calados de vozes agudas
Dois seres sem seres
Apenas cores dos desejos
Se água em pedra dura
Tanto bate até que fura
É porque o amor não dura
Apenas as mágoas se curam”

2 pensamentos sobre “No Silêncio dos Olhos

  1. Um belo poema, Isabel. Confesso-te que não sou muito dado a poesia mas reconheço todo o interesse e qualidade do género. Admiro até quem consegue absorver e amar esta escrita que, sendo tão bela, necessita de, pelo menos, um estado de alma muito próprio.
    Boas leituras! 😀

    • Concordo em pleno quando falas no estado de alma. Estar feliz da vida e ter na frente poemas mórbidos e negros até à última letra é coisa para não correr bem…
      Já fui mais leitora de poesia. Quando frequentava o Secundário devorava-a e também ensaiava uns quantos poemas de minha lavra. Com o envelhecer e amadurecer, fui abandonando um pouco esse género e “atacando” outros.

      Obrigada pela visita e boas leituras 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s