Rescaldo de 2012 / Projectos para 2013

31 de Dezembro, último dia do ano. Hora de prestar contas a mim mesma. Quem me “ouvir” parece que me auto-propus a um enorme desafio para agora estar a policiar-me quanto ao resultado. Não entrei em desafio nenhum mas gosto de ter como satisfação pessoal aquilo que alcancei no final de um ano literário.

Não o nego, este ano foi ano de balda na leitura. Cheguei a um ponto que me foi necessário mandar os livros “às malvas”, passe a expressão. Ler para mim sempre foi um passatempo e como ninguém é de ferro, uma pessoa até de um passatempo se pode cansar um bocado.

Mas deixando-me de conversa fiada e passando ao que interessa!

No ano de 2012 li 18 livros. Isso tem uma equivalência directa de 5099 páginas. Autores diferentes foram 17, estando Nicholas Sparks no lugar de único repetente. Desses tais 18 livros, 15 estavam escritos em português ( 9 com o original em português e 6 traduzidos) e 3 em inglês. Estatisticamente falando, tudo isto equivaleu a uma média de 1.5 livros por mês (não esquecer que estive 6 meses sem ler uma linha) e a 13.97 páginas por dia.

A lista de melhores livros do ano, no meu gosto pessoal, já foi feita no último Booking Through Thursday do ano (é só consultar o post mais abaixo, se faz favor).

Depois da “revisão da matéria dada”, passemos para as “New Year Resolutions”.

Um projecto que vou abraçar que deve ultrapassar o decorrer deste ano é algo a que chamei “Operação Uniformização”. Basicamente, vou pegar naquelas opiniões cuja estrutura está menos bem conseguida, reler os respectivos livros e re-escrever a opinião de maneira a encaixar nos padrões actuais do blog. Poderão perguntar “Mas porquê pegar de novo em algo que já está lido?”. Simples, não acho piada ver o meu blog a “duas vozes”. Metade das opiniões com a fluência actual e a outra metade com a fluência de uma criança da escola primária.

Um segundo desafio para 2013 será fazer uma maratona Harry Potter. Bem sei que já vou atrasada, uma vez que já outros/as bloggers fizeram o mesmo em anos anteriores. Acontece que tenho os volumes 1 a 3 na “Operação Uniformização”, adquiri recentemente o volume 4 e um amigo vai oferecer-me o volume 7. Ora, porque não adquirir também os volumes 5 e 6 e ler a saga potteriana de rajada?

Terceiro desafio do ano. Ganhar alento, deixar-me de coisas e ler pelo menos um livro em Francês. É uma das minhas línguas de formação e já não a uso com regularidade há muito tempo. Com este andamento esqueço por completo os quase 10 anos de estudo de Francês.

Para terminar, resta-me desejar a todos os amigos, leitores, seguidores e visitantes do NCDL um 2013 na companhia de muitos e bons livros🙂

4 pensamentos sobre “Rescaldo de 2012 / Projectos para 2013

  1. Bem que precisava de “Uma Operação Uniformização” no Página, talvez um destes dias ainda pense nisso.
    Bons livros e grandes histórias para ler e descobrir.
    Votos de um bom 2013, dentro do possível)
    Beijinhos e até para o ano!😀

  2. Pronto, cá estamos em 2013 e já tenho lidas 136 páginas do livro “Tão Amigas Que Nós Somos”, da fabulosa Marcela Serrano, a notável escritora chilena que, por culpa dos editores, não é muito conhecida do público leitor português.Neste livro a escritora conta-nos o percurso de vida de quatro mulheres bem adultas, quatro amigas, um percurso sinuoso, por vezes (a vida não é, para ninguém, traçada a régua e esquadro), quatro mulheres chilenas que poderiam mesmo ser portuguesas de Fornos de Algodres. Vale a pena ler Marcela Serrano. É o que me ocorre dizer nestes primeiros dias de um novo ano.
    Saúde, leituras e o dinheiro necessário para gozar os complicados dias que se aproximam, são os meus votos para si, Isabel, e para todos aqueles que “entram” no seu blog.
    Armando Sousa

    • O Armando agora deixou-me bem curiosa quando a essa autora. Já deve ter reparado que os autores latino-americanos são a minha praia, adoro o seu estilo de escrita. Vou estar atenta aos livros dela durante este ano e quem sabe não teremos oportunidade de trocar umas ideias.
      Quanto aos desejos que me endereça, desejo-lhe tudo em dobro meu caro.

      Boas leituras
      Isabel Maia

Deixe uma Resposta

