INUTAOSHI – A Presa do Lobo

RAMPVivia-se aquela que ficou conhecida como a Era Medieval Japonesa. Um tempo em que a lei dos samurai se consolidou e dominou todo o território do Japão. É neste contexto histórico que surgem as nossas duas personagens principais, Enokami e Ushiwaka. Têm em comum o sentimento de vingança e o destino, a cidade de Kamakura. Enokami pretende vingança pela morte da família às mãos do clã Minamoto. Ushiwaka quer juntar-se ao clã Minamoto para derrubar o clã regente, os Taira.

Já tinha dito noutras ocasiões que este universo mais oriental, concretamente do Japão, me fascina bastante. A sua cultura, os seus valores, as suas tradições, etc. Lendo esta obra em particular, fui transportada para o universo dos samurai graças à narrativa elaborada do Robson. Detalhes como os momentos mais domésticos, a descrição do ritual de colocação de uma armadura tradicional ou a explicação do código de vida de um samurai reflecte bem o árduo trabalho de pesquisa do autor. No entanto, no início da leitura não é um livro fácil de seguir. Os leitores mais apressados poderão sentir-se um pouco frustrados já que a presença de inúmeras expressões culturalmente específicas obrigam a uma constante consulta do glossário, o que abranda o ritmo de leitura. Os momentos descritivos são ricos e bastante detalhados. Os momentos de batalhas chegam a ter uma faceta de uma violência quase poética, mas sem deixarem de ser brutais. Um ponto positivo desta edição é a presença de ilustrações no final de cada capítulo que mostram um pouco do que estivemos a ler. Concluindo, este é, para mim, em excelente romance de época.

Classificação: 5/5

“Ele era arrogante ao falar, mas suas palavras não abalavam minha wa. Nunca fui bom com palavras e na minha experiência em combate, os que mais falavam eram os que caiam mais rápido. Para ser um bom guerreiro a mente deveria estar vazia, homem e espada se completavam, por isso eu não respondia aos seus insultos. Meus olhos permaneciam fechados enquanto meu kami se misturava com o ambiente.”

Deixe uma Resposta

