Um Momento Inesquecível

No final dos anos 50 do séc. XX, os nossos dois protagonistas, Landon Carter e Jamie Sullivan eram ainda adolescentes com a entrada para a universidade no horizonte. Landon era filho de um congressista, o típico adolescente cuja única preocupação era desfrutar ao máximo do seu ano de finalista. Já Jamie era aquilo que se pode chamar um “patinho feio”. Sempre acompanhada de uma Bíblia muito especial, só não passava completamente despercebida graças à sua extrema bondade que fazia qualquer um sentir-se culpado até pelas mais insignificantes faltas. A vida destes dois adolescentes cruza-se por causa de uma peça de teatro, “O Anjo de Natal”, que todos os anos é levado à cena pelo pai de Jamie, o Reverendo Sullivan. Quem nos conta a história é o próprio Landon, já adulto, a poucos meses do novo milénio.

Confesso que já vi o filme feito a partir deste livro mas já foi há tanto tempo que a única coisa de que me lembro é um dos actores do elenco, Shane West (a representar o Landon Carter, se não estou em erro). Esta é uma história de sentimentos, sobretudo sentimentos contraditórios. Vai também explorar um pouco a essência humana e o poder que certos sentimentos como o amor, que é o que neste caso está a ser utilizado, têm sobre as pessoas. Visto que é o Landon que conta a história, a mesma tem uma dinâmica diferente do que, por exemplo, fosse uma outra pessoa qualquer que conheceu aquelas duas personagens a contar. Comparando com o livro anterior que li do mesmo autor, o discurso aparece mais fluido, com uma cadência mais natural. E tal como fiz no livro anterior, não vou apontar dedos à escrita ou à tradução porque não conheço o original. Na introdução do livro há uma frase marcante dita pelo Landon que é “No início vão sorrir, e depois vão chorar – não digam que não vos avisei”. No meu caso em particular não posso dizer que cheguei a esses termos, mas a realidade é que fica alguma comoção e o final contribui para isso. Sparks foge ao típico final “E viveram felizes para sempre, até porque na vida real nem tudo acaba sempre bem. Um bom livro para aqueles românticos incuráveis que ainda acreditam que o Amor pode mover montanhas.

Classificação: 4/5

” – Penso que é porque estás com medo e sentes-te impotente e, embora estejas a tentar, as coisas continuam a tornar-se cada vez mais difíceis para os dois. E quanto mais tentas, mais inúteis parecem as coisas.”

2 pensamentos sobre “Um Momento Inesquecível

  1. Aaai que legal, meu comentário não foi publicado… -.-‘

    Resumindo – porque nem lembro o que escrevi – esse livro foi lançado no Brasil como “Um amor para recordar” e eu ainda não li. Vi o filme, que foi lançado anos atrás e é simplesmente LINDO!! Todo mundo chora, todo mundo se apaixona! Acho que a diferença entre livro/filme é bem pequena (pelo o que me falaram)!

    Adoro os livros do Nicholas porque ele tem esse dom de colocar sentimentos, sejam contraditórios ou não, dentro de uma estória e fazer com que tudo se encaixe e nos emocione, tire lágrimas da gente e tudo o mais, hehehehe! \o

    Que bom que você também gostou!!!
    Saudades de você! ;*

    • O filme já o vi há bastante tempo. Tenho que ir na locadora buscar para rever um dia desses.
      Este livro realmente transmite uma série de sentimentos, lições de vida, valores morais, etc. Gostei!

      Não precisa ter saudade flor! Eu estou sempre disponível pra vc, na distância de um clique🙂 Beijo!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s