O Guarani

Tendo como pano de fundo a Serra de Ógãos e o rio Paquequer, José de Alencar conta-nos a história da família Mariz, encabeçada por D. António de Mariz, um fidalgo português que, mesmo longe da sua pátria, jura fidelidade e lealdade ao seu Rei. Olhando para todo o alinhamento do enredo, podemos dizer que este se divide em três momentos chave. O primeiro é o contexto familiar, onde conhecemos os Mariz, o fiel índio Peri e todo o ambiente em redor deles. O segundo é a invasão Aimoré, numa acção de vingança da tribo contra os Brancos. E por fim, um terceiro momento que pode ser caracterizado como um renascimento protagonizado por Cecília, filha de D. António, e o seu fiel amigo Peri, o índio.
Sendo José de Alencar um dos nomes grandes da literatura brasileira, ao encontra-lo numa das minhas visitas à Feira do Livro da Póvoa de Varzim resolvi trazê-lo comigo. Quando o terminei, percebi porque é que a grande maioria dos alunos do país irmão detestam José de Alencar. O pensamento que ficou na minha mente quando fechei o livro foi “Deserto do Sahara”. O autor perdia-se em descrições sem fim, indo ao mais mínimo e insignificante detalhe. Em alguns momentos senti-me eternamente presa nos capítulos mais descritivos d’ “Os Maias”. Isso acabava por desprover o enredo de qualquer emoção, tornando-o árido como um deserto. Com o avançar do enredo, o autor foi introduzindo elementos mais relacionados com História e com a cultura dos povos indígenas. Isso tornou o livro um pouco mais interessante mas não ao ponto de ter agradado ou conquistado, já que 70% do seu conteúdo continuava a ser um deserto. Conclusão, o tempo despendido com este livro não foi completamente perdido mas foi quase.
Classificação: 2/5
” – Sei o que queres dizer; não partilho essas ideias que vogam entre os meus companheiros; para mim, os Índios, quando nos atacam, são inimigos que devemos combater; quando nos respeitam, são vassalos de uma terra que conquistámos; mas são homens!”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s