O Último Papa

Sarah Monteiro é uma jornalista portuguesa que, após umas merecidas férias na terra natal, regressa a Londres e encontra no correio um envelope com uma longa lista de nomes. Entre eles figuram políticos, militares, antigos e actuais Chefes de Estado e, para surpresa dela, o seu pai. Sarah vem a descobrir que esta mesma lista que tem nas mãos corresponde a elementos de uma loja maçónica secreta, a P2, e que João Paulo I a segurava aquando da sua morte. Uma morte que tem por detrás umas das maiores conspirações alguma vez conhecidas.
Este é mais um daqueles livros que me deixou com aquilo a que podemos chamar mixed feelings. O enredo é daqueles que vai conquistando lentamente o leitor, chegando a um ponto em que o mesmo questiona o que está a ler. Existem alguns momentos na história em que a barreira entre a realidade e a ficção é mais fina que uma folha de papel. Mas o modo como esse mesmo enredo é apresentado estraga tudo. O tom que o autor usa nos momentos de narração é demasiado cerimonioso para o meu gosto e é frequente começar a andar às voltas em torno de um determinado ponto. Nos momentos de mais acção do enredo, os mesmos parecem saídos de um filme tal é a desproporção de acontecimentos (explosões, perseguições em automóvel, sessões de tortura). No início do livro foram vários os diálogos e expressões que ficaram na língua original, sem que fosse apresentada uma tradução, mas felizmente com o avançar do livro o autor parece ter “emendado a mão” e passou a traduzi-las. Concluindo, é um livro que prende mas não conquista.
Classificação: 3/5
“Quiçá. O que quero dizer é que uma decisão, num determinado momento, afecta toda uma vida, todo um percurso pessoal, todo…”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s