O Supremo Interdito

A infância de Alcino Romeu Carrasco foi marcada pela humilhação, pelo autoritarismo do pai e pela passagem pelo seminário, de onde tem memórias que o assaltam em pesadelos. Frequentou o curso de Medicina (que não chegou a concluir), foi agente da PIDE e vendedor na área da informática. No entanto, todo o seu passado transforma-o num homem indiferente aos outros, uma pessoa vazia e fria, incapaz de sentimentos profundos e verdadeiros. Alcino começa então a percorrer as ruas sombrias de Lisboa e torna-se um “serial killer” que espalha o pânico ao atacar prostitutas, sempre de um modo bárbaro e cruel.
O primeiro contacto que tive com a obra de Urbano Tavares Rodrigues foi no primeiro ano da faculdade. Ao encontrar este livro no expositor da Europa-América na Feira do Livro da Póvoa de Varzim, decidi revisitar a sua escrita. Este é um livro perturbador, não só pelo tema que aborda mas também pelo modo como o mesmo é apresentado. Apesar da escrita muito fluente e harmoniosa do autor, toda a narrativa tem uma carga emocional muito carregada. Uma escrita cruel, dura, que procura perceber os meandros da consciência de um assassino. É também uma escrita detalhada, que leva até ao leitor os pequenos pormenores de paisagens e lugares da cidade de Lisboa. Existem, no entanto, pequenos apontamentos ligados directamente ao Português falado no Brasil (palavras como açougueiro ou o uso do gerúndio na construção das frases) que apesar de não comprometerem a fluência completa da leitura, acabam por destoar um pouco tendo em conta a generalidade do texto. Um livro que agradará aos fãs de obras mais ligadas a este género de thriller psicológico.
Classificação: 4/5
“Colecciono agora corpos mortos, exactamente: cadáveres. E, de mim para mim, não sei rigorosamente se o faço por gosto, por profundo impulso vingador, irracional, ou já por hábito arraigado de coleccionador.”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s