Perto do Coração Selvagem

Naquele que foi o pontapé de saída na carreira literária de Clarice Lispector, esta conta-nos a história de Joana. O seu passado e o seu presente, a sua vida da meninice até à idade adulta e todo um manancial de personagens que povoam ou povoaram a sua existência. O pai que morre quando Joana era ainda uma criança e que a incentivava a ser criança; a tia que fica chocada perante as tropelias da sobrinha; o tio fazendeiro sempre meigo com a menina mas que fazia “ouvidos moucos” às reclamações da esposa; o professor confidente e orientador; Otávio, o homem com quem Joana casa; Lígia, antiga noiva de Otávio de quem se torna amante e finalmente o homem sem nome, sustentado pela mulher, participante silenciosa do romance clandestino e sem compromisso dele com Joana.
Quando Clarice publicou este livro no Brasil, aos 19 anos de idade, a sua escrita revolucionou aquilo que era a norma da altura. O seu estilo tão próprio, onde mistura planos de narrativa tão diferentes como presente e passado, pensamentos subjectivos e história objectiva, um estilo que larga um fio condutor de pensamento para o retomar alguns parágrafos ou páginas mais à frente, quebrou regras e impressionou a critica. Outro dos motivos porque Clarice foi tão revolucionária, e esse foi o especial motivo que condicionou a minha leitura, foi a temática de carácter existencialista. Já o disse em outras opiniões, não sou grande fã dessa corrente já que ela exige uma pré-disposição mental para a aceitar sem se deixar afectar. Mas tirando isso, é um enredo que não é de todo previsível já que as constantes mudanças no plano da narrativa deixam o leitor curioso para saber que rumo vai seguir determinada personagem.
Classificação: 3/5
“Releu a anotações sobre a leitura anterior. – O cientista puro deixa de crer no que gosta, mas não pode impedir-se de gostar no que crê. A necessidade de gostar: marca do homem.”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s