Os Mares do Sul

Stuart Pedrell é um excêntrico empresário barcelonês que, depois de um ano desaparecido, é encontrado num descampado da cidade segurando uma folha de papel onde se lia “più nessuno mi porterà nel sud” (já ninguém me levará ao Sul). No sentido de apurar por onde andou Pedrell nesse ano de ausência, a família do empresário contrata Pepe Carvalho, um detective privado conhecido pelo seu gosto refinado no que toca a comida e a vinhos. Cabe a este detective saber se a vítima concretizou o seu eterno desejo de viajar para os Mares do Sul.
Confesso que os policiais não estão dentro daquele género de livro que colham a minha atenção imediata, pelo que a compra deste livro foi feita na base da mera curiosidade. À semelhança de outros autores, Vázquez Montalbán também tem a sua personagem-fetiche. Francisco José Viegas tem o detective Jaime Ramos, José Rodrigues dos Santos tem o professor Tomás Noronha, Dan Brown tem Robert Langdon e Montalbán tem Pepe Carvalho. Passando para o livro propriamente dito, o enredo do mesmo é interessante e aintriga está bem montada. No entanto, existem alguns pontos que, na minha opinião pessoal, estragam o livro. O primeiro é a própria escrita de Vázquez Montalbán que, sendo povoada com um nível de língua demasiado brejeiro, a uma certa altura começa a ser saturante. O segundo ponto negativo vai para a tradução que, a espaços, não tem uma fluência muito natural, o que provoca estranheza no leitor. Dentro desse ponto negativo há um positivo, a tradução das frases em catalão, língua que apesar de eu apreciar não domino de todo.

Classificação: 3/5

“Cada assassinato revelava a inexistência do humanismo. O morto interessa à sociedade se puder encontrar o assassino e dar-lhe um castigo “exemplar”. Mas, se não há a possibilidade de encontrar o assassino, o morto deixa de interessar tanto como o próprio assassino.”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s