A Lâmpada de Aladino

Treze pequenos contos levam-nos a viajar pelo tempo e pelo espaço. Dos anos 60 à actualidade, da civilizada Hamburgo aos locais mais recônditos da Floresta da Amazónia, Sepúlveda dá vida a várias personagens. Umas mais conhecidas que outras, umas que já partiram e outras que ainda se encontram no reino dos vivos. Fazendo jus à sua faceta de contador de histórias, o autor deixa fluir as imagens ao sabor da imaginação.
Terminada a leitura deste livro, a sensação que me ficou foi a de ter sabido a pouco. Habituada que estou aos romances cheios de magia, cor e sensações dos escritores sul-americanos, deparar-me com contos tão curtos deixa a sensação que falta ali qualquer coisa, nem que essa coisa seja tamanho. Não quer isso dizer que o livro é mau, muito pelo contrário. Todos os contos têm os ingredientes normais de Sepúlveda, como as descrições muito cromáticas e sensoriais. Não é muito difícil para o leitor, indo ao sabor da imaginação do autor, sentir que viajou para o local que o mesmo nos está a descrever. Sendo estes 13 contos independentes entre si, todos eles poderiam ser o início de um romance próprio. Aliás, foi com muito gosto que reencontrei Antonio José Bolivar, personagem principal de O Velho Que Lia Romances de Amor, o Dr. Loachamín, o dentista cuja cadeira de trabalho era uma velha cadeira de barbeiro e a pequena aldeia de El Idílio, situada em plena Selva Amazónica. Concluindo, para quem aprecia escritores da América do Sul este não deixa de ser um livro interessante mas há sempre a possibilidade que haver desilusões.
Classificação: 3/5
” – Não. É assim o Selvaje, porque enquanto falarmos deles e contarmos as suas histórias, os nossos mortos nunca morrem – sugere outro.”

Um pensamento sobre “A Lâmpada de Aladino

  1. Nossa Isa, agora tenho certeza que temos gostoso diferentes para leitura viu!!! Não me interessei por este livro, acho que ia me cansar rápido sabe??? Mas ficou a dica pro pessoal né??😉

    Beijinhos! ;*
    (Não some, viu!!)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s