Booking Through Thursday – Apropriado/Inapropriado para a idade

Pergunta 2 em 1 (dia 12 e 19 de Maio)

Lês livros que são “destinados” a outras faixas etárias? Livros para adultos quando eras criança; livros juvenis agora que és adulto; livros ilustrados só para distrair… Entendes… livros que não “são” para ti. Ou, pelo contrário, limitas-te ao que é escrito para a tua faixa etária?

Em contraste com a pergunta da semana passada, qual é a tua opinião sobre censurar livros baseado na faixa etária? Ou seja, livros demasiado “crescidos” para as crianças lerem?

Quando era mais jovem, as minhas leituras baseavam-se naquilo que era a literatura juvenil da época: Uma Aventura, Clube das Chaves, Detective Maravilhas, etc. Houve uma tentativa de me aproximar de umas leituras mais adultas com 2 livros de uma colecção juvenil que os meus pais me ofereceram, Moby Dick e Os Três Mosqueteiros, mas escusado será dizer que naquela altura eu não percebi patavina de Moby Dick e nem peguei n’Os Três Mosqueteiros. Daí para a frente, fui seguindo um percurso de leituras muito ligado à minha própria faixa etária. No entanto há um gosto literário em que me considero uma verdadeira criança. Sempre que consigo tem à mão banda desenhada de Calvin&Hobbes ou da Mafalda, eu perco-me no tempo e rio-me à gargalhada com a naturalidade e a alegria de uma menina pequenina.
No que diz respeito ao segundo tema, sou da opinião que os pais devem incentivar à leitura mas ao mesmo tempo devem também tomar atenção no tipo de livros que dão a ler aos filhos. Não digo que se deve barrar o acesso aos livros por causa da idade, já que nunca se sabe se uma criança até pode achar interessante uma determinada obra que é considerada um clássico. Mas no caso de livros demasiado explícitos, descritivos, como os de terror, por exemplo, aí convém que os pais tenham alguma atenção de maneira a que os filhos tenham acesso a esse tipo de obras quando já tiverem outra estrutura mental e emocional.

Deixe uma Resposta

