Momentos Inutilmente Sãos

“Todas as páginas têm o potencial de se apagar.” escreve Pedro Duarte num dos seus poemas. Funcionando como um pequeno caderno de anotações, o autor passa para o papel emoções do dia-a-dia em forma de verso. Angústias e pensamentos expiados pelas linhas do carvão do lápis infantil que usa para escrever. Linhas que por vezes escreve “sem lápis. E de livro cerrado.”
Começo por fazer um mea culpa prévio. Desde os tempos da escola que sempre gostei de ler poesia, no entanto sou uma nulidade a interpreta-la. Por isso, peço desde já desculpa ao autor por alguma incorrecção ou barbaridade que aqui possa escrever. Passando ao livro, esta é uma obra que deixa aquilo que se pode considerar mixed feelings. Se por um lado existem poemas que são de algum modo empáticos com sentimentos momentaneos dos leitores, outros não provocam qualquer tipo de sentimentos, sendo mais um poema entre muitos outros. A grande maioria dos poemas espelha um grande negativismo, como se cada palavra tivesse uma aura negra em seu redor. A própria capa (muito bem conseguida pelo Grafismo da Chiado, diga-se de passagem) vai de encontro a isso mesmo, mostrando um ambiente sombrio, triste, frio. Um bom livro de poesia que não aconselho a ler em momentos mais depressivos.
Classificação: 3/5
“Tudo o que preciso é de tempo,
De um espaço, por reduzido que seja, para mim,
Daquele tempo que anseio e perco enquanto durmo,
Com ele poderei criar-me, existir-me,
Conseguirei manter-me ainda com mais tempo.

Os dias deviam ser maiores,
E as noites necessariamente superiores,
Não poderá haver dia maior que a noite,
Nem noite menor que o dia.

Mas sim, preciso de tempo como preciso de ar,
Sem ele a vida foge e deixa-me só,
Deixa-me só, sem ela e sem tempo,
Ficando comigo, isolado na existência.

Faz-me falta o tempo,
Procuro-o, mas tenho que arranjar tempo para o procurar,
e continuo a precisar da forma inversa de como ele precisa de mim.

Haja tempo e faça dele maior…”

Deixe uma Resposta

