Tão Veloz Como o Desejo

Júbilo vem ao mundo num clima de alegria e desde cedo revela um dom para harmonizar os desavindos ao entender os sinais e vibrações que cada um emite. Para dar uso a esse dom, torna-se telegrafista numa época onde o telégrafo era o único meio de comunicação existente. A felicidade de Júbilo atinge o seu expoente máximo quando conhece Lucha, os dois casam-se e dá-se a chegada dos filhos. Mas com o tempo e os acontecimentos, nomeadamente uma infeliz tragédia, a relação dos dois deteriora-se de tal maneira que nem a chegada de Lluvia, a outra personagem principal, é capaz de minimizar o enorme fosso que se vai cavando entre os dois.
Existe algo na escrita dos autores sul-americanos que torna os seus livros tão marcantes e notáveis. Uns dizem que é o género literário, onde predomina o realismo mágico; outros que é a própria escrita dos autores, capaz de provocar imagens bem nítidas na mente do leitor graças à sua riqueza de estilo; outros até que é um dom natural dos autores dessa parte do globo. O que é certo é que Laura Esquivel não foge à regra e mais uma vez esta foi uma leitura muito agradável. No entanto, não consegue ser tão memorável como Como Água Para Chocolate, ficando um ou dois “furos abaixo” desse. Uma história pautada pelos sentimentos, onde se mistura o passado das civilizações Maia e Azteca com o futuro das novas tecnologias. Um livro que se lê de um fôlego e que deixa o coração de qualquer romântico bem aconchegado.
Classificação: 4/5
“A experiência fê-lo descobrir o grande poder das palavras na aproximação ou no afastamento das pessoas e ensinou-lhe que o mais importante não era o idioma utilizado mas a intenção presente naquilo que se comunicava.”

3 pensamentos sobre “Tão Veloz Como o Desejo

  1. Não li titulo da Laura ainda. Li «A malinche» e o inevitável «como água para chocolate».

    As criticas aos dois livros estão no meu blogue, se quiser ir lá ver.

    Desculpe estar a “invadir” o seu blogue, mas é que o ADOREI!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s