Memorial de Aires

Memorial de Aires consiste em entradas de diário escritos entre 1888 e 1889 pelo conselheiro Aires, um diplomata reformado e sexagenário, aquando do seu regresso ao Brasil natal para gozar os seus anos de reforma. São vários os assuntos que aborda, mas todos eles acabam por estar mais ligados às relações pessoais do conselheiro do que propriamente uma análise da sociedade. Nas páginas do diário figuram personagens como a mana Rita, a viúva Fidélia Noronha, o casal Aguiar, o político Tristão (afilhado do casal Aguiar), entre outros.
Apesar de a contra-capa do livro afirmar que este é o livro “mais alto, pelo tom simultaneamente sarcástico e de subtil humorismo que nele se alia à perfeição de estilo” de Machado de Assis, comparada com os outros livros que li do mesmo autor, esta obra está “uns furos abaixo” dos outros. Não nego o que diz a pequena sinopse do livro, já que o espírito da escrita de Machado de Assis está bem presente. Simplesmente, por ser completamente escrito em forma de diário, não tem a mesma emoção e empatia de outros. Não existem no texto as pequenas críticas escondidas que existem noutros, não existe a interacção escritor-leitor de outros livros. Ao estar escrito desta forma, torna-se apenas mais um livro. Como se o talento do artista estivesse a desaparecer, acompanhando o processo de desaparecimento da própria pessoa (Memorial de Aires foi o último livros que Machado de Assis publicou em vida).
Classificação: 3/5
“Não, papel. Quando sentires que insisto nessa nota, esquiva-te da minha mesa, e foge. A janela aberta te mostrará um pouco de telhado, entre a rua e o céu, e ali ou acolá encontrarás descanso. Comigo, o mais que podes achar é esquecimento, que é muito, mas não é tudo; primeiro que ele chegue, virá a troça dos malévolos ou simplesmente vadios.”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s