A Morte do Palhaço e o Mistério da Árvore

Usando como ponto de partida os inquilinos da casa de hóspedes da D. Felismina, Raul Brandão inspira-se em alguns deles para descrever aquilo que serão as três formas de viver da Humanidade: viver no sonho, viver entre o sonho e a realidade e viver somente na realidade. Através da exposição da história de cada uma das personagens que aborda, o autor entrega-se a um exercício de exemplificação e crítica das teorias que defende. No entanto, toda a narrativa deixa transparecer um enorme negativismo e sentimento de vazio, algo que os conhecedores da sua obra dizem ser um ponto comum em todos os livros.
Mais um autor completamente novo para mim. Confesso que este foi um livro que me custou um pouco a ler, apesar de não ser um livro longo (124 páginas). Com o avançar da história, o tipo de escrita e o tema abordado fez-me de certo modo lembrar o livro Aparição de Vergílio Ferreira, um dos meus livros non gratos dos tempos de escola. É uma obra muito filosófica, que se debate com alguma insistência sobre a problemática de a vida sem levada de um modo mais quimérico para evitar desiluções ou, em alternativa, de um modo mais terreno e realista de modo a retirar dela todas as sensações. E toda esta temática faz com que a obra tome uma direcção algo existencialista que pode não agradar ao espírito de alguns leitores, como é o meu caso.
Classificação: 3/5
“Quiseste fazer rir e agora fazes rir. Viveste de sonho, tentas voltar à realidade – e a realidade atira-te para o sonho. Se abres a boca para falar de amor, todos desatam a rir. A realidade vinga-se. A realidade não cria palhaços como tu, a realidade cria homens, e os que se esquecem de viver não devem acusar a vida. Tens de ser palhaço até à morte. É inutil quereres voltar para trás, e para cada grito de dor que soltes conta com uma risada de escárnio. Fizeste da vida artifício, para representares as tuas farsas, e agora teimas em recomeçá-la?”

Um pensamento sobre “A Morte do Palhaço e o Mistério da Árvore

  1. Isabel passei para conhecer seu blog ele é not°10, show, espetacular, muito maneiro com excelente conteúdo você fez um ótimo trabalho desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
    Um grande abraço e tudo de bom

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s