As Visitas do Dr. Valdez

João Paulo Borges Coelho conta a história de duas velhas senhoras e de um seu empregado, nos tempos finais do império colonial português em Moçambique. Sá Caetana e Sá Amélia são o produto de um cruzamento de sangues e de culturas, representando o passado e a ordem social que parece estar prestes a acabar. Já o rapaz, Vicente, menino negro, representa o futuro, o seu e o do país, ainda incipiente, sem saber muito bem o que o esperava. Esta é sobretudo uma história que fala de amos e criados, de amores e conflitos, passados entre a ilha do Ibo e da cidade da Beira. Quanto ao Dr. Valdez, deixo no ar a curiosidade para que leiam e descubram o papel desta personagem na história.
Gosto bastante de livros com um fundo histórico. Já que os manuais e as aulas de história não nos transmitem um conhecimento mais alargado do processo de descolonização dos países africanos de expressão portuguesa, obras como esta e outras ajudam minurar esses lapsos de informação. Comparando esta obra com a anterior, As Duas Sombras do Rio, notam-se algumas melhorias. O modo como a história é apresentada é mais empática aos olhos do leitor. Talvez os temas nela abordados ajudem, como a ligação às raíses, as memórias de toda uma vida encerradas em objectos que guardamos como tesouros ou o avançar da mesma, com tudo o que isso implica. A escrita continua muito sensorial, criando imagens visíveis na mente do leitor. Uma leitura interessante, que nos deixa uma pontinha de tristeza quando se acaba a última frase.
Classificação: 4/5
“- Não fui eu que a mereci, miúdo. foste tu. Eu só te emprestei os meus bigodes, os meus calções de linho impecavelmente engomados (por ti, de resto), a minha barriga ligeiramente protumberante devido à maldita deliciosa manteiga que acabou por me levar. Quem armou a confusão, quem ousou algumas liberdade junto das minhas amigas, usando e abusando da minha boca e da minha voz (muito mal imitada, por sinal), não foi outro senão tu.”

Deixe uma Resposta

