Dia Internacional da Tradução 2010

São Jerónimo (Strídon, c. 347 – Belém, 30 de Setembro de 420), nascido Eusébio Sofrónio Jerónimo foi um padre e apologista cristão ilírio. É conhecido sobretudo como tradutor da Bíblia do grego antigo e do hebraico para o latim. É o padroeiro dos bibliotecários e dos tradutores, e patrono das secretárias (ambos comemorados no dia 30 de setembro).
A edição de São Jerónimo, a Vulgata, é ainda o texto bíblico oficial da Igreja Católica Romana, que o reconhece como Padre da Igreja (um dos fundadores do dogma católico) e ainda doutor da Igreja. Nasceu em Strídon, na fronteira entre a Panónia e a Dalmácia (motivo pelo qual também é chamado de Jerónimo de Strídon), no segundo quarto do século IV e faleceu perto de Belém, em sua cela, próximo à gruta da Natividade.
A Vulgata foi publicada cerca de 400 d.C., poucos anos depois de Teodósio I ter feito do cristianismo a religião oficial do Império Romano (391).
É reconhecido pela Igreja Católica como santo e Doutor da Igreja, e como santo pela Igreja Ortodoxa Oriental, onde é conhecido como São Jerónimo de Stridonium ou Abençoado Jerónimo.
Fonte da pesquisa: Wikipédia
Em mais um dia Internacional da Tradição, achei interessante dar a conhecer aos meus leitores a biografia daquele que é considerado o patrono desta profissão.
Para este ano, a FIT (Federação Internacional de Tradutores) escolheu como tema da efeméride “Translation Quality for a Variety of Voices”. Explica a federação no seu comunicado que, num mundo cada vez mais global onde a informação circula a grande velocidade graças à Internet e a outros meios das tecnologias de informação, o papel de tradutores, intérpretes e línguistas é crucial no sentido de preservar a pluridade linguística e cultural no mundo, bem como promover uma interacção saudável entre todos os idiomas falados e escritos. Da parte dos tradutores, nesta nova era do conhecimento, espera-se que tenham um vasto leque de conhecimentos a nível linguístico, cultural e tecnológico que lhes permitam superar com facilidade e com qualidade os desafios que todos os dias lhes propoem.
De uma tradutora para todos os colegas tradutores, este é o nosso dia. Que seja um bom dia🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s