Crónica de uma Travessia – A Época do Ai-Dik-Funam

Olhando para a capa do livro, poderia-se dizer que este livro fala de uma travessia entre Timor e Lisboa ou vice-versa. No entanto, a resposta correcta é um “não só, mas também”. Escrito num tom autobiográfico, Luis Cardoso relata a travessia de todo um povo por entre uma vida de sacrifícios e negligência por parte dos governantes durante a época do Estado Novo, bem como a travessia de vida do próprio Luis Cardoso. Uma constante travessia provocada quer por imposição familiar, quer, mais tarde, por motivos académicos e profissionais. Um livro onde aparecem nomes que se tornaram figuras de relevo da sociedade de lá como José Ramos-Horta, Manuel Carrascalão ou Xanana Gusmão; e da cultura de cá como Zeca Afonso e Adolfo Correia de Oliveira.
Não sei se pela distância face a este pequeno país, se pela teoria exposta no excerto que escolhi para esta opinião, os autores oriundos de Timor Leste estão um pouco votados ao desconhecimentos. Eu própria desconhecia que existissem autores timorenses com obras publicadas. No entanto, foi com muito agrado que li esta obra. A escrita em si não é nada de extraordinário mas é essa mesma simplicidade que dá a vida ao livro. Está assente em elementos de algum modo místicos, onde se recordam tradições e superstições. Uma escrita onde Luís Cardoso semeou palavras de línguas autoctones de Timor. Mas é sobretudo um livro que, mesmo com a distância temporal com que foi escrito (1997), nos deixa a pensar no sentido que damos (ou não) às nossas próprias raízes e origens.

Classificação: 4/5

“E eu, orgulhoso, quando os via passar, sonhava com a minha vez de ser chefe de serviços, carro de cinema e namorada de entortar o pescoço aos transeuntes. Estava finalmente a chegar a vez dos nativos na administração. O estudo era a tarefa prioritária para desmistificar a dita maldita de um célebre prelado que dizia que ao Timor mais valia picareta que caneta.”

2 pensamentos sobre “Crónica de uma Travessia – A Época do Ai-Dik-Funam

  1. Cara Isabel, Não sei se me pode ajudar, mas preciso de uma informação. A minha filha está a estudar Português na universidade de Bristol em Inglaterra e precisa do livro acima, Crónica de uma travessia. Estou farta de procurar na net e não encontro nem onde comprar nem onde consultar o livro. Por acaso sabe dizer-me onde eu poderia adquiri-lo? Muito obrigada. Flor

  2. Cara Flor,

    A edição que eu li fez parte de uma colecção promovida pela revista VISÃO, a “Colecção Autores Lusófonos”. Através deste portal (http://www.assineja.pt/Listagemderevistasporfamilia/tabid/93/familiaID/72/tp/pr/Default.aspx) poderá fazer a encomenda online do livro.

    Espero ter ajudado. Qualquer dúvida sobre este livro ou outros já aqui referidos, não hesite em contactar-me pelo e-mail do blog: nacompanhiadoslivros@gmail.com

    Boas leituras 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s