As Duas Sombras do Rio

Leónidas Ntsato, homem a quem o pai deu nome de leão e apelido de cobra, via-se, segundo os curandeiros, tomado pelos dois espíritos dominantes daquela região nas margens do poderoso Zambeze. A Norte, dominava o espírito feminino, milenar e sábio da cobra; a Sul o espírito masculino, jovem e fugoso do leão. Foi a partir do m’fiti (maldição) lançada por Leónidas, que a Guerra Civil se instalou naquelas margens e transformou o dia-a-dia das personagens que, a partir desta história, conhecemos a vida. Uma história que mistura passado e presente, o mundo mágico e o mundo terreno.
Mais um autor cuja obra me era desconhecida. O nome em si já conhecia, por causa das notícias sobre o Prémio Leya que recebeu o ano passado. Por isso, comecei esta leitura sem qualquer juízo de valor, opinião ou expectativa formadas. A história em si é interessante, já que podemos observar os vários pontos de vista de cada interveniente na Guerra Civil de Moçambique, desde os combatentes, passando pelas vítimas ou aqueles que eventualmente ganharam com a situação. A escrita junta vários elementos que, e aqui corro o risco de ser repetitiva, se tornam apanágio dos escritores africanos, como são o caso das descrições com elementos cromáticos e sensoriais, bem como a introdução de um universo tradicionalmente mistico na história, com a presença de espíritos, mensageiros e curandeiros. Mas apesar de todos estes elementos positivos na história, não houve aquela empatia que me permitisse gostar realmente da história. É um livro muito bem escrito e agradável de ler.
Classificação: 4/5
“Os binóculos têm esse estranho condão de falsificar a realidade, arrancando-lhe uma nitidez que está muito para além da verdade. Uma assepsia que nos afasta das coisas e nos desumaniza, como se fosse possível tal agitação coexistir com tão total silêncio.”

Um pensamento sobre “As Duas Sombras do Rio

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s