Os Dois Irmãos

 
Como o título indica, a narrativa deste livro roda em volta de dois irmãos, André e João, e um crime, no caso concreto, um fratricídio. Todo o livro descreve o julgamento que se desenrola em torno desse crime cuja existência e autoria não podem ser postos em causa, mas cujos contornos se revelam pouco perceptíveis até ao final. Esta falta de perspectiva afecta sobretudo o discurso e o objectivo judiciais, já que, ao contrário do que se pretende que seja o discurso judicial, claro e sem qualquer equívoco, todo o julgamento é visto do ponto de vista da memória do réu, André. Uma memória pouco nítida, dividida até, entre a ânsia de defender a sua honra e a esperança do perdão.
Este é daqueles livros que receberia classificação 1 se não fosse pela escrita. Parece que a grande maioria dos escritores africanos nasce com um estilo de escrita muito cromático, e Germano Almeida não é excepção. Infelizmente, o meu gosto por este livro acaba aí. Toda a história é muito “enrolada”, confusa como a memória de André, onde os advogados se debatem em longos discursos de teoria do Direito que nada acrescentam ao caso. No fundo, é uma mistura estranha de ficção com não-ficção, reportando um pouco para o livro “A Sangue Frio” de Truman Capote, que deixa qualquer leitor aborrecido e com pouca vontade de continuar a ler.
Classificação: 2/5
“(…) A grande diferença entre nós dois, disse com solenidade, é que represento o Estado na perseguição de um ideal colectivo de justiça, enquanto os advogados são pagos para perseguirem interesses individualistas e egoístas e muitas vezes em defesa de utilidades mesquinhas e anti-sociais. E é por isso é que são pagos a preço de ouro.”

Um pensamento sobre “Os Dois Irmãos

  1. Sempre quis ler Germano Almeida, por nenhuma razão em especial, apenas por curiosidade. Achei que poderia ser assim como José Eduardo Agualusa. Mas nunca li e, agora com a tua crítica, vou tentar pegar noutro que não Os Dois Irmãos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s