As Aventuras de Ngunga

A vida de Ngunga, um pequeno órfão, é uma história com rasgos de história infantil, revestindo-se de uma função didáctica. Ngunga é um jovem de carácter determinado, recto, que segue o percurso de outros “pioneiros” com a guerrilha do MPLA e se faz homem aprendendo a pensar pela sua cabeça.
Esta é uma obra que descreve os percursos pelo interior do país dando a imagem dos ideais políticos do movimento, focando também as tradições de Angola que o autor retrata e critica, como no exemplo da jovem Uassamba, que se apaixona por Ngunga num amor impossível, já que esta foi “comprada” à sua família através da ancestral prática do alambamento. Uma história interessante na sua própria simplicidade.
Classificação: 4/5
“Ngunga pensava, pensava. Todos os adultos eram assim egoístas? Ele, Ngunga, nada possuía. Não, tinha uma coisa, era essa força dos bracitos. E essa força ele oferecia aos outros, trabalhando na lavra, para arranjar a comida dos guerrilheiros. O que ele tinha, oferecia. Era generoso. Mas os adultos? Só pensavam neles. Até mesmo um chefe, escolhido pelo Movimento para dirigir o povo. Estava certo?”

8 pensamentos sobre “As Aventuras de Ngunga

  1. Adorei o livro, aqui no Brasil ele é muitobem visto. É uma história fascinante e intrigante que não dá para parar de ler.
    Alessandra SANTOS
    28/11/2011.ÀS,01:02 PM

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s