O Hóspede de Job

Nesta história, a figura bíblica de Job é utilizada como uma metáfora para exprimir a essência da narrativa em si. Assim, a aldeia de Cercal Novo, uma vila pobre, onde o único ponto dinamizador é o quartel, personifica Job, um homem a quem foram retirados todos os bens como provação da sua fé. O hóspede é Gallagher, um representante de uma grande potência militar, um guerreiro  coroado pelo prestígio da experiência das verdadeiras batalhas e que passeia a sua opulência no terreno dos hospedeiros. A festa dos poderosos é, portanto, suportada por toda a massa anónima que se agita e em pano de fundo, gente mísera e esfarrapada que os olham com estranheza, admiração e hostilidade.
Escrito em honra do irmão que cumprira serviço militar nos anos 50, José Cardoso Pires inclui nesta narrativa o dia-a-dia de um quartel militar, bem como todas as implicações nas aldeias vizinhas. Vidas de pessoas comuns no Alentejo profundo, onde as agruras do tempo deixam marcas e a necessidade de trabalho obriga a grandes esforços e sacrifícios. Esta não é uma história fácil, as descrições são rudes como os caminhos que as personagens percorrem. No entanto, não deixa de ser um bom livro, onde se tiram lições de fracos e fortes pelas entrelinhas.
Classificação: 3/5
“O caminho que levam é uma dessas rotas do Alentejo que no calor do Verão são um traço de poeira, fumo da terra. Sem dúvida que os aguaceiros da manhã tornaram o piso mais firme, mas, passadas algumas horas de sol, o terreno voltara a secar e a desfazer-se em pó. No fundo da sua alma, João Portela amaldiçoa esse sol, essa poeira, porque lhe ardem nas goelas e nas chagas dos olhos. Não importa.”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s