Rosa Brava

D. Leonor Teles era uma mulher com ideias avançadas para o seu tempo, uma mulher esclarecida que não se queria limitar ao destino normal das mulheres, um futuro imposto pelos pais ou outros familiares. Mas, no seu caso, a vontade do tio suplantou a sua, tendo Leonor Teles sido obrigada a casar com o morgado de Pombeiro, homem que sempre renegou como marido. Anos mais tarde, e já com um filho, Leonor Teles cumpre a promessa que havia feito à aia Briolanja Mendes de abandonar definitivamente Pombeiro quando esta morresse, usando de um convite da irmã Maria Teles para a visitar na corte, em Lisboa. Já na corte, Leonor Teles impressiona tudo e todos com a sua beleza, chegando ao ponto de deixar o rei D. Fernando caído de amores.
Este é um livro que, embora romanceado, mostra aos leitores a conjectura política em torno do reinado de D. Fernando que vem culminar com a conhecida crise de 1383-85, que levaria D. João Mestre de Avis ao trono, com o apoio das camadas mais pobres da sociedade. D. Leonor Teles é aqui retratada como uma mulher com conhecimentos e de ideias persistentes, sabendo exactamente que rumo que queria para a sua vida. Mas a sede de poder leva-a a arquitectar numerosos planos no sentido de afastar do seu caminho todos quantos podiam estragar os mesmos. Este é um excelente livro para todos aqueles que se interessam pela História de Portugal, bem como das personagens históricas que dela fizeram parte.
Classificação: 4/5
“Ao contemplar esse espectáculo de esplendor, Leonor Teles lembrou-se de um dia ter ouvido a Vicente Esteves – o professor de Leis, de Coimbra, com quem dormiu e por quem se apaixonou por tempo breve – que o arco-íris é o caminho e a mediação entre a terra e o céu; a ponte de que se servem os deuses e os heróis para fazerem o percurso entre o nosso e o outro mundo.”

2 pensamentos sobre “Rosa Brava

  1. Parece-me interessante, de facto, para os apaixonados pela história de Portugal. Mas com tantos livros na minha lista, não me parece que este tenha a força suficiente para entrar na minha espera… 🙂

    Boa semana!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s