Um Estranho em Goa

O narrador deste livro, José, parte para a cidade indiana de Goa no sentido de encontrar Plácido Domingo, um guerrilheiro que participou, do lado da facção angolana, na guerra contra Portugal e que por motivos que se vão descobrindo durante a narração, parte para o Oriente. Esta é uma história passada naquela antiga colónia portuguesa, que aborda a relação política e emocional dos goeses com o passado português e a actualidade indiana. Mas é também uma história sobre passados que se querem esquecer, do mesmo modo como o passado da diáspora portuguesa é cada vez mais uma matéria de nevoeiros e saudades.
Este é um dos motivos porque aprecio a escrita de Agualusa. As suas histórias misturam todo um manancial de sensações que reavivam as raízes da lusofonia. As cores, os cheiros, as palavras, o misticismo, mas principalmente um sentimento profundo de quem gosta de ser e de sentir português. Um livro lindíssimo, que nos transporta para o Oriente através das palavras, com elementos muito marcantes como a descrições das cores e dos lugares.
Classificação: 5/5
“- A nossa espécie – continuou – tem fraca memória. Esquecemo-nos de quase tudo. Muitas vezes, por outro lado, julgamos lembrar-nos de coisas que nunca nos aconteceram. Coisas que lemos, que aconteceram a outros, ou que alguém nos contou. Certos peixes esquecem-se de onde vieram no curto instante que levam a percorrer um aquário. O aquário é para eles, dessa forma, um espaço infinito, novo a cada instante, cheio de surpresas e diversidade. Cada volta que dão parece-lhes uma experiência inédita. Connosco passa-se algo semelhante. A natureza criou o esquecimento para que nos seja possível suportar o terrível tédio deste minúsculo aquário a que chamamos vida.”

2 pensamentos sobre “Um Estranho em Goa

  1. A citação que escolheste é intrigante, e deixa qualquer pessoa bastante pensativa. À pouco tempo li um livro do Ondjaki, numa narrativa também ela muito sensorial, com claro destaque para as cores. Muito bom.🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s