Madame Bovary

Charles Bovary é um médico que, após a morte da sua primeira esposa, se casa com Emma Rouault, uma mulher sonhadora criada no campo, sonhava com uma vida semelhante com aquelas que lia através da literatura sentimental. Esta sendo bonita e com gostos pouco normais para os padrões da província, desde cedo dispende largas somas de dinheiro a compras peças decorativas e vestuário condizente com a sua nova posição. Mas depressa percebe que Charles tem tanto de apaixonado como de entediante e começa a sentir-se presa e nem mesmo o nascimento da filha Berthe conseguiu impedir o desmoronar do casamento de ambos.
Não seria desprimor nenhum dizer que o tipo de escrita que Flaubert usa se encontra muito próximo do estilo de Eça de Queirós. Nesta obra em particular, o francês trata de uma forma despreocupada mas também com algumas críticas diversos assuntos como o amor, as desavenças conjugais, a negligência médica ou mesmo a religião. Uma obra muito interessante que retrata a realidade da província francesa durante o século XIX.
Classificação: 4/5
“Emma debruçava-se para o ver, esgravatando com as unhas o veludo do camarote. Enchia o coração daqueles lamentos melodiosos que se arrastavam com o acompanhamento dos contrabaixos, como gritos de náufragos no tumulto de uma tempestade. Ela reconhecia todos os arrebatamentos e angústias que por pouco não lhe tinham provocado a morte. A voz da cantora não lhe parecia mais do que o aco da sua própria consciência e aquela ilusão que a encantava alguma coisa da sua própria vida.”

2 pensamentos sobre “Madame Bovary

  1. Conheço quem não tenha gostado da obra, nomeadamente a minha mãe, mas a tua opinião fez-me querer pegar neste livro! E comparar a prosa com Eça de Queirós… 😉 Isso foi um golpe baixo! =P

    Embora tenha medo de me aborrecer com o retrato dessa sociedade francesa, vou dar uma chance ao livro depois de ler a tua opinião!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s