Desafio Lusofonia 2010

Em Outubro de 2009, a Tinkerbell, dona do blog My Imaginarium, levou a cabo no seu blog uma pequena sondagem relacionada com livros. Na pergunta “Lês mais autores estrangeiros ou nacionais?” a resposta foi unânime, 100% autores estrangeiros. Tal resposta fez soar uma campainha de alerta na minha cabeça. Estamos a desvalorizar cada vez mais os autores que escrevem na nossa língua em detrimento de autores que escrevem noutras línguas. Percorrendo as listas de livros lidos dos vários bloggers que leio, a percentagem de autores que escrevem na língua portuguesa é muito baixa.
Por isso, este ano, da minha parte, é uma tomada de posição. Está na hora de dar à lusofonia um lugar de destaque. Decidi dedicar o meu ano literário de 2010 aos autores de países de língua oficial portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
Não estabeleço metas quantitativas. Lerei tantos livros quantos conseguir. No final do ano trarei um balanço deste meu desafio.

8 pensamentos sobre “Desafio Lusofonia 2010

  1. Acho fantástico o teu desafio. No meu ano literário, também quero tentar ler alguns autores portugueses (faço parte deles, e tenho noção da desvalorização de que falas), mas não conseguiria passar um ano inteiro só a ler autores portugueses, não porque não os haja e de qualidade, mas porque vão sair vários livros de autores estrangeiros que não quero mesmo perder.
    Por isso, parabéns pela determinação… e cá estarei para acompanhar o avanço do teu desafio!🙂

  2. Eu também acho que não conseguia ler apenas autores de língua portuguesa num ano, mas vou dar-lhes um mês. Estou a contar fazer pelo menos 2 meses temáticos e um deles será dedicado a autores de língua portuguesa. Queria ler mais uma vez Eça, experimentar Mia Couto, Chico Buarque e descobrir mais autores que possam estar aqui por casa, escondidos.🙂

  3. Esse ano li muitos autores brasileiros, e me surpreendi, adorei^ Realmente é uma boa pedida dar mais atenção para nossos conterrâneos.
    Passei pra desejar um feliz ano novo, mesm que atrasado^^ que 2010 seja uma ano de ótimas leituras =o*

  4. Tiro-te o meu chapéu por essa tomada de atitude.

    Era engraçado o meio bloguista tomar uma atitude semelhante, não tão radical, mas, por exemplo, assumir o compromisso de ler, anualmente, pelo menos 10 livros de autores portugueses.

    Eu alinhava.

  5. E que grande desafio! Da minha parte ainda não é este ano que me aventuro com uma iniciativa destas, porque há muitos autores estrangeiros que quero experimentar… mas vou ficar bastante atento ao blog, porque quero ver com as tuas críticas que livros de autores que escrevem em português vais escolher. E os melhores, também lerei😉

  6. Iniciativa de louvar e talvez em breve siga o exemplo.
    Não neglicencio os autores portugueses, bem pelo contrário, mas a verdade é que há muitos mais autores estrangeiros nas estantes das livrarias.
    Também gostava de ler mais obras nacionais, e tento fazê-lo, mas nem sempre se consegue com tanta escolha.
    Seguirei atentamente esta tua iniciativa.

Deixe uma Resposta

