A Casa dos Espíritos

A história do Chile da década de 20 aos anos 70 é contada através da saga de duas famílias, os Trueba e os del Valle. Toda a narrativa começa com a união de Esteban Trueba, que fica rico, depois de largos meses a explorar minas, com Clara del Valle, possuidora de poderes paranormais. No decorrer das páginas, vamos acompanhando a vida dos vários elementos da família até esta ser atingida pela revolução, que no início da década de 70, derrubou o Presidente.
Este é o primeiro livro da vasta carreira desta escritora chilena, que desde cedo ocupou o lugar de minha escritora preferida. Todas as descrições são dotadas de uma força impressionante, umas pela beleza das imagens que transmite (por exemplo, a descrição física de Rosa), outras pela crueldade dessas mesmas imagens (por exemplo, os bombardeamentos). É uma história que prende, pois fica sempre a curiosidade de saber que destino foi traçado para determinada personagem ou até para confirmar se as previsões feitas para esta ou aquela personagem se confirmam ou não. Outra das coisas que me agradou neste livro foi a componente histórica, visto que a realidade chilena não é muito conhecida na Europa, a não ser nas breves referências feitas nos livros escolares de História. É por estas e outras razões que Allende será sempre uma autora a seguir durante muito tempo.
Classificação: 5/5
“Em poucas semanas o menino aprendeu a ler com voracidade. Entraram no mundo amplo e profundo das histórias impossíveis, dos duendes, das fadas, dos náufragos que se comem uns aos outros depois de tirar à sorte, dos tigres que se deixam amestrar por amor, dos inventos fascinantes, das curiosidades geográficas e zoológicas, dos países orientais onde há génios dentro de garrafas, dragões nas grutas e princesas prisioneiras nas torres.”

4 pensamentos sobre “A Casa dos Espíritos

  1. Esta é uma das minhas autoras preferidas, a sua escrita tem força e magia e tem muito de feminino. Este livro é uma história de família, mas é também um livro de personagens imensas e mágicas.

    Já li quase todos os livros de Isabel Allende e nenhum, até hoje, me desiludiu.

    Vale a pena ler!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s