A Casa da Rússia

Durante uma feira áudio realizada em Moscovo, Katya Orlova entrega a Nikki Landau importantes obras de um amigo dirigidas a Bartholomew “Barley” Blair, um editor inglês, para que estas fossem publicadas em Inglaterra. À chegada a Londres, Landau leva as obras aos Serviços Secretos, tendo depois de analisadas se concluído que o material misterioso continha informações vitais para a defesa do Ocidente. Blair é chamado a colaborar com os Serviços no sentido de ir ao encontro de Katya para descobrir quem é o autor das obras e se as informações que nelas existiam eram verdadeiras ou não. No entanto, a aproximação de Katya e Blair faz com que a missão mude radicalmente de rumo.
Mais um autor considerado como um mestre da literatura de espionagem. Confesso que esta é uma área da literatura que está a agradar-me bastante. A época da Guerra Fria e do pós- Guerra Fria é um momento histórico muito fértil para este género de livros. Espionagem e contra-espionagem eram fenómenos que aconteciam com frequência. Este é um livro emocionante, recheado com toda uma trama de jogos psicológicos. Seria injusto não referir o bom trabalho de José Vieira de Lima, o tradutor. Apesar de, na minha singela opinião de leitora, algumas notas de tradução estarem a mais, de um modo geral o trabalho do tradutor conseguiu trazer com muito realismo até nós, leitores ocidentais, a realidade da Rússia neste período histórico. Para quem gosta de livros de espionagem, John le Carré é um autor a seguir.
Classificação: 4/5

“Uma clínica projectada por Dante e construída por Franz Kafka, recordou. Os funcionários estão sobretudo interessados em roubar remédios para os vender depois no mercado negro; os médicos têm todos dois empregos porque é a única maneira de alimentarem as famílias, recordou ainda. É um sítio para a gentalha, para a ralé do nosso império, para os proletários sem sorte que não acedem às influências nem às relações da minoria. A voz que perpassava pela sua cabeça tinha um ritmo que era o ritmo da sua marcha.”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s