À Sombra da Memória

À Sombra da Memória é um livro constituído por pequenos textos em prosa, escritos por motivações muito variadas e que seguem na continuação da obra de 1968, Os Afluentes do Silêncio. Eugénio fala de escritores e pintores, uns com quem privou de perto, outros não, recorda episódios da infância e tece algumas considerações sobre temas relacionados com a música, a poesia e a pintura. Ao abordar temas que lhe são tão queridos, Eugénio de Andrade vai mostrando quem é ele, não apenas através dos apontamentos de carácter mais autobiográfico (quando fala da sua casa de infância na Póvoa da Atalaia ou quando conta histórias do avô), mas também através de referências que permitem traçar um perfil estético, político e ético da sua escrita.
Este foi um livro comprado por engano. Peguei nele no expositor da Quasi achando que era de poesia e quando fui ver em pormenor as minhas compras, já longe da Feira, é que dei conta do erro. Apesar de conhecer muito pouco da obra de Eugénio, dei o benefício da dúvida à prosa do autor. E depois das páginas lidas quase em tempo record, concluo que fiz uma boa escolha. Noto que a prosa não era um registo que Eugénio se sentisse à vontade, mas as imagens que este transmite com as palavras mantêm a sua beleza. As paisagens dos Açores, as imagens de Fão (Esposende), mas principalmente as descrições de uma cidade do Porto que eu gostava de ter conhecido.
Classificação: 4/5

“Os senhoritos que, em gabinetes forrados a seda, decidem o que há-de ser ou não ser o país, não sabem da coragem, da fadiga, do desânimo, do heroísmo, do amor com que algumas almas – e não das mais insignificantes – trabalham de norte a sul, nesta terra que está muitíssimo longe de ser um quintalório deles. Os últimos anos do meu amigo foram gastos, não a investigar, como lhe competia, mas numa luta amarga, por suspeitar perdida, em secretarias de estado e ministérios, com aquela fauna engravatada que faz as leis, “não para apoiar as realidades úteis, mas para as impedir de funcionar”.”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s