A Hora da Estrela

A história conta as desventuras de Macabéa, uma rapariga sonhadora e ingénua, recém-chegada de Alagoas, no sertão nordestino, ao Rio de Janeiro. Macabéa tinha uma vida simples e sem grandes emoções, ia ao cinema quando o patrão pagava o ordenado e divertia-se a ouvir a Rádio Relógio. Começa a namorar com Olímpico de Jesus, mas este ao ver com com ela não teria quaisquer hipóteses de ascensão social trocou-a por Glória, uma colega de escritório, cujo pai era talhante, o que sugeria ao ambicioso nordestino a possibilidade de melhorar a sua vida.
Perante dores fortes, Macabéa vai ao médico e descobre que tem tuberculose, mas não conta a ninguém. Glória ao perceber a tristeza da colega, aconselha-a a visitar uma cartomante. Madame Carlota prevê um futuro feliz mas quando esta abandona a casa da cartomante, o seu aparente destino feliz trai-a.
Neste livro, Clarice encarna um narrador que quer por força contar a história da jovem alagoana mas que ao mesmo tempo não consegue faze-lo por achar que a história de Macabéa não tem interesse. Em certas alturas, é um narrador egoísta, que passa mais tempo a falar de si e dos seus problemas do que propriamente a contar a história, tal como tinha prometido. Só perto do final do livro é que se entende porque razão este narrador tem dificuldade em contar a história. Embora ele seja cruel nos comentários que tece sobre Macabéa, identifica-se com ela, sente empatia.
Este foi o ultimo dos três livros que escolhi de Clarice Lispector e de uma maneira geral, a escrita agradou-me, bem como os temas que a mesma aborda. É sem dúvida uma referência a juntar ao grupo de autores que quero continuar a conhecer num futuro próximo.
Classificação: 4/5

“Tudo no mundo começou com um sim. Uma molécula disse sim a outra molécula e nasceu a vida. E antes da pré-história havia a pré-história da pré-história e havia o nunca e havia o sim. Sempre houve. Não sei o quê, mas sei que o universo jamais começou.”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s