Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres

Lóri, diminutivo de Loreley, é uma professora primária que passa a viver no Rio de Janeiro após sair da casa dos pais, em Campos. Conheceu Ulisses, um professor de filosofia, numa noite em que esperava por um táxi e ele lhe ofereceu boleia. A partir daí, após ter tido outras experiências amorosas, esta era realmente verdadeira. Ela amava pela primeira vez e tinha que passar por esse processo de aprendizagem desse novo sentimento que ela tinha de aceitar.
A história analisa as dúvidas e os anseios de Lóri, que pela primeira vez experimenta o amor e o prazer, mas tem medo de perder a sua própria identidade no processo. O processo, naturalmente, é a sua lenta e não rara solitária aprendizagem, através da qual ela consegue sintetizar os extremos antes irreconciliáveis de independência (vida pessoal) e de dependência (amor ou o vínculo matrimonial). Mas no meio de todo este enredo, o que achei mais interessante foi a maneira como o texto foi construído. Começa com uma vírgula e acaba em dois pontos, dando a percepção que Clarice apenas quis relatar aquele bocado da história de Lóri e Ulisses, e que tanto para trás desta história como no seu seguimento, ambos tiveram as suas vivências normais.
Classificação: 4/5

“De algum modo já aprendera que cada dia nunca era comum, era sempre extraordinário. E que a ela cabia sofrer o dia ou ter prazer nele. Ela queria o prazer do extraordinário que era tão simples de encontrar nas coisas comuns: não era necessário que a coisa fosse extraordinária para que nela se sentisse o extraordinário.”

Um pensamento sobre “Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres

  1. Nossa, eu amo esse livro. Sofri horrores lendo ele! Falei demais dele no meu blog!

    Que blog absurdamente bom! Tô passada!
    Vou add nos favoritos, no feed e nos links do meu blog!
    Adoro quendo encontro alguém que fala de livros (minha paixão)

    Bjos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s