O Talentoso Sr. Ripley

A história começa com o convite por parte do pai Greenleaf, um milionário dono de um grande império da construção naval, a Tom Ripley, um pequeno vigarista, para que este tente convencer o seu filho Dickie, que leva uma vida despreocupada e ociosa em Itália a regressar aos Estados Unidos e continuar o trabalho da sua família. Depois de várias semanas de dolce far niente, Tom ao ver-se destituído das funções que o pai Greenleaf lhe tinha confiado e perante a desconfiança de Dickie, comete o impensável e entra numa espiral de atitudes perigosas no sentido de continuar a usufruir de um estilo de vida que sempre almejou mas a que nunca conseguiu chegar.
Escrito em 1955, este é o primeiro dos livros que Highsmith dedicou à personagem de Tom Ripley. Um livro carregado de descrições das mais belas paisagens de Itália, França e Grécia, que dá uma grande vontade de percorrer algumas das cidades onde decorre a acção como Roma, Veneza, Milão, Atenas, etc. É também um livro que prende pelo desenrolar da acção porque nunca se sabe qual vai ser o próximo movimento que Tom vai fazer. Mas o mais interessante é que esta foi a primeira história que me levou a desejar que a personagem principal se desse mal. Com o decorrer da história, eu comecei a desejar seriamente que Tom cometesse alguma falha e que apanhado, dando uma moral à história do género “Pode-se enganar pouca gente durante muito tempo, muita gente por pouco tempo, mas nunca toda a gente o tempo todo”. Highsmith não me fez a vontade…
Classificação: 4/5

“Para Tom, a animação delicada de Dickie no comboio era como a animação de um dono de casa que detesta os seus convidados, mas não quer que estes se apercebam disso, e tenta levar a coisa até ao último momento. Tom nunca se sentira na sua vida como indesejável, como um convidado maçador.”

Um pensamento sobre “O Talentoso Sr. Ripley

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s