O Plano Infinito

O protagonista deste livro, Gregory Reeves, é um homem que se fará a si próprio no mundo dos emigrantes de origem hispanica da Califórnia, e que encarna muitos dos defeitos e virtudes da sociedade americana da segunda metade do século XX.
Ao longo das suas páginas, a história vai mostrando ao leitor ecos da marginalização social e do racismo, da paixão da actividade política, dos contrastes entre opulência e pobreza, das reacções à falhada guerra do Vietname, da experiência da evolução do conceito de família, da evolução da revolução sexual nos anos 60 e do surgimento do movimento feminista e dos hippies.
Esta foi uma mudança de quadrante na escrita de Allende. Saindo um pouco dos cenários da América do Sul, mais particularmente do seu país natal, o Chile, a autora baseou-se um pouco na figura do marido de nacionalidade norte-americana para explorar uma época conturbada na sociedade americana. Para mim, a parte mais marcante do livro são as descrições dos cenários de guerra. Os sons das balas, dos soldados moribundos nos campos de batalha, as imagens de destruição e morte, imagens muito vivas daquilo que os soldados americanos viveram nas trincheiras do Vietname.
Classificação: 4/5

“Aqui tudo é branco ou negro, não há meias-tintas nem ambiguidades, acabou-se a manipulação, a hipocrisia, o engano. Vida ou morte, matas ou morres. Nós somos os bons e eles são os maus, sem esta certeza estamos fodidos e de certa forma esse desvario é refrescante, é uma das virtudes da guerra.(…) Não somos indivíduos, neste trágico teatro de violência, somos máquinas ao serviço da porra da pátria. Cada um faz o que pode para sobreviver, senti-me bem quando matei porque pelo menos desta vez fiquei vivo. Aceito a demência e não tento explica-la, simplesmente agarro na minha arma e disparo. Não pensar, para não nos confundirmos e vacilar, se o fazes morres, é a lei inequívoca da guerra.”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s