O Visconde Cortado ao Meio

Durante a guerra contra os Turcos, o Visconde Medardo de Terralba é ferido em combate, tendo o seu corpo se partido em dois bocados. Enquanto que uma das metades é resgatada e tratada, a outra é recolhida para lhe dar um funeral cristão condigno. Ao regressar à sua terra natal, Medardo está tão revoltado que desata a cortar tudo o que vê em dois bocados, como que tentando que a Natureza entrasse em sintonia com a sua nova condição. Condição essa que o torna um homem maldoso, cruel e impiedoso. Quando na aldeia começam a correr boatos que o Visconde aparece menos sinistro, bondoso e a ajudar os outros, a população julga que aquela metade de gente tem duas personalidades. O que ninguém, nessa altura, sabia era que a outra metade do Visconde andava a rondar a cidade, sendo ela a praticante das boas acções.
Publicado pela primeira vez em 1952, este é o primeiro volume da trilogia “Os Nossos Antepassados” de que fazem parte também os livros O Barão Trepador (comentado aqui) e O Cavaleiro Inexistente, livro que começo a ler agora. É também o primeiro livro que Calvino publicou. É exactamente por ser o primeiro livro que o mundo de fantasia e a mistura entre real e imaginário que tão bem caracteriza este autor ainda não está na sua plena força. No entanto, a leitura desta obra abre portas para os mundos que Calvino consegue criar com a sua escrita.
Classificação: 4/5

” Deste modo meu tio Medardo se transformou novamente num homem inteiro, nem mau nem bom, mas antes uma combinação de bondade e maldade, isto é, não muito diferente em aparência de aquilo que fora antes de ser cortado ao meio. Mas possuía a experiência de uma e outra das metades agora reunida num só corpo e por isso devia ser bastante sábio.”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s