O Quarto Protocolo

O Quarto Protocolo, conhecido na História como o Tratado Internacional de Não-Proliferação Nuclear, foi assinado por Estados Unidos da América, Grã-Bretanha e URSS a 1 de Julho de 1984. Tinha como principal função proibir a divulgação de materiais ou de tecnologias susceptíveis de permitir a construção de armamento nuclear a outros países que não possuíssem tais tecnologias.
Considerado um clássico da literatura de espionagem, este livro é narrado em duas esferas. De um lado, a URSS que desenvolvia um plano para semear a sua ideologia Marxista-Leninista na Grã-Bretanha; do outro, o MI5 (Serviços Secretos Britânicos) que tentava, por um lado, interceptar as fugas de informação internas e, por outro, descobrir os motivos das movimentações soviéticas.
Apesar de não ser um dos meus estilos literários predilectos, este submundo da espionagem agradou-me. Uma história bem construída e articulada, recheada de pequenos pormenores do submundo dos serviços de espionagem. Apesar de, por respeito ao trabalho dos colegas, não fazer críticas às traduções, neste fiquei um bocado desagradada. O meu colega Saló esteve um bocadinho mal em algumas secções do texto. O mesmo erro repetido vezes sem conta, nível de língua demasiado “elevado” em alguns diálogos…
Classificação: 4/5
“- Às vezes, não há outra solução. Sou um profissional e ele também. Há jornalistas e escritores partidários da ideia de que os homens da nossa profissão vivem num mundo de sonho. Na realidade, acontece o inverso. São os políticos que têm os seus sonhos, por vezes perigosos, como o do Secretário-Geral de mudar a face da Europa como seu monumento pessoal. Um funcionário dos serviços secretos deve ser mais obstinado que o homem de negócios mais duro.”

4 pensamentos sobre “O Quarto Protocolo

  1. Guakjas, antes de mais muito obrigada pelo elogio. És sempre bem vindo.
    No que diz respeito ao livro, a trama assenta basicamente nos aspectos que eu foquei, não abordando os vários incidentes diplomáticos que são conhecidos da época da Guerra Fria.
    Espero ter-te elucidado um pouco mais.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s