O Historiador

Desde tenra idade que Elsie tinha um fascínio pela bela biblioteca do pai. Uma noite, aproveitando que este não estava em casa, começou a vasculhar a biblioteca até encontrar um sinistro livro e um maço de cartas amareladas que começavam com a frase “Meu querido e desventurado sucessor…”. Este é o ponto de partida para Elsie conhecer a terrível história em volta do pai e da mãe que até então nunca tinha conhecido. Ficou também a conhecer a história de uma cruel personagem, Vlad Tepes, também conhecido como Vlad, o Empalador, personagem essa que se crê ser a base para a lenda do Conde Drácula retratado por Bram Stoker no livro homónimo.
Já não é a primeira vez que leio este livro mas continuo a gostar dele como se fosse a primeira leitura. As descrições das paisagens da Hungria, Bulgária e Turquia são muito vivas.
Classificação: 5/5

“- Com a sua inflexível honestidade, pode ver qual é a lição da História – disse. – A História ensinou-nos que a natureza do homem é má, de uma maldade sublime. O bem não é aperfeiçoável, o mal sim. Por que não pôr a sua mente privilegiada ao serviço do que é aperfeiçoável? Peço-lhe, meu amigo, que se junte a mim por vontade própria na minha pesquisa. Se o fizer, vai evitar uma grande angústia para si mesmo e vai poupar-me um considerável aborrecimento. Juntos, vamos fazer o trabalho do historiador avançar para lá de qualquer coisa que o mundo alguma vez já viu. não há pureza como a pureza dos sofrimentos da História. Terá o que todo o historiador quer: a história será realidade para si.”

2 pensamentos sobre “O Historiador

  1. Este é um livro de que também gosto muito. A história e o “ambiente” são, só por si, muito envolventes. Para além da escrita maravilhosa de Kostova, gosto também da componente histórica que é enquadrada na narrativa.
    Boas leituras!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s