O Barão Trepador

Cosimo, filho do Barão de Rondó, num gesto de revolta por causa de um jantar de caracóis preparado pela irmã Battista, decide viver no cimo das árvores e não mais pisar o chão. Aquela que parecia uma promessa que não ia durar mais que o efémero fulgor da juventude prolongou-se pela vida inteira de Cosimo.
Construiu então o seu mundo na copa das árvores, as distâncias passam a ser vistas consoante os ramos das árvores disponíveis, o seu dia-a-dia enquadrou-se na vida da floresta e as necessidades humanas satisfeitas por meio de mecanismos que lhe permitiam manter-se no ar.
Do cimo das árvores, Cosimo via e escutava tudo, aproveitando a sua posição para ajudar os que o rodeavam, transmitindo recados, fornecendo abrigo, vigiando as matas dos fogos e dos perigos diversos que podiam esconder.
Mas o facto de viver no cimo das árvores não impediu Cosimo de viver uma vida normal. Continuou a ter as lições com o abade, leu vários romances, divertiu-se e apaixonou-se…
Cosimo tinha uma imaginação muito fértil, não só para as diversas tarefas do dia-a-dia, como também para contar e recontar as histórias por si vividas que a cada re-escrita se iam tornando cada vez mais mirabolantes.
Assistimos, também, embora de uma maneira vaga, ao desenrolar dos acontecimentos históricos do seu país, tocando momentos como a Revolução Francesa, as Invasões Napoleónicas ou a criação de Lojas Maçónicas.
Classificação: 5/5

“As empresas que somente se conseguem levar a cabo mercê de uma grande tenacidade interior devem ser conservadas silenciosas e na sombra; apenas a pessoa as revele ou delas se vanglorie, nada mais é necessário para que pareçam fátuas, sem sentido, ou até mesmo de aparência mesquinha.”

Um pensamento sobre “O Barão Trepador

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s