Ninguém Escreve ao Coronel

Ninguém Escreve ao Coronel

Por causa de uma ditadura, o coronel e a esposa perderam o filho Agustin, ficando com a amarga e ingrata tarefa de manter e alimentar a única herança que tiveram dele: um galo de combate. O coronel é um veterano de guerra e todas as semanas, religiosamente a cada sexta feita, lá ia ele ao porto receber a lancha do correio. E todas as semanas, a sua carta com a tão ansiada pensão de veterano não chegava.
Escrito sob a forma de uma novela, esta pequena obra está ” uns furos abaixo” de outros livros que escreveu, isto do ponto de vista de quem já conhece um pouco daquilo que Gabriel García Márquez é capaz. No entanto, para quem está a começar a aventurar-se por entre as letras deste autor, este poderá ser o livro ideal. Não é extenso e tem todas as características da sua escrita como o humanismo das personagens, o realismo das descrições ou a música escondida em cada palavra. Poderia referir que esta obra tem uma mensagem claramente política mas para mim a mensagem é outra. Este livro fala de memória, a que uns parecem perder e a que outros insistem em preservar. Mas seja como for, é García Márquez e com o avançar das nossas leituras esgota-se a novidade da sua magia.

Classificação: 3/5

– Também tinhas direito a que tem arranjassem um lugar quando tem punham a dar couro e cabelo nas eleições – replicou a mulher. – Também tinhas direito à tua pensão de veterano depois de arriscares a pele na guerra civil. Agora toda a gente tem a vida assegurada e tu estás morto de fome, completamente sozinho.

Opinião re-escrita a 20-Nov-2013

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s