A Sangue Frio

Com este livro, Truman Capote inaugurou um novo estilo literário, o “romance não-ficção”. A razão pela qual Capote lhe deu esse nome está relacionado com tudo o que está por detrás do texto em si.
Apesar de ser uma história romanceada, “A Sangue Frio” é baseado num crime real que acontecer nos Estados Unidos no ano de 1959. Capote entrevistou testemunhas, agentes da polícia, investigadores, advogados e magistrados, dando-lhes nomes fictícios aquando da redacção do livro.
Em suma, o livro tratada a narração do quadruplo assassinato da família Clutter e todo o processo de investigação do crime que leva à prisão e execução dos dois assassinos.
Não é um mau livro mas este não é propriamente o meu género literário preferido. Muito centrado em detalhes, demasiado realista e cruel. Descrições demasiado vívidas. Infelizmente, não pude deixar de notar algumas falhas ao nível da tradução, tal como dualidade nos critérios de tradução (passarem o livro inteiro a utilizar “goma elástica” e no final já utilizar “pastilha elástica”), e pequenas gralhas ortográficas.
Classificação: 2/5

2 pensamentos sobre “A Sangue Frio

  1. Este livro já está na estante à um bom tempo, e como me dizes que tem gralhas e erros de tradução, agora é que não lhe pego num futuro próximo.Continuo bastante indignada pelo que uma certa editora fez a uma obra que até poderia ser boa:-/Sandra do blog Vidas Desfolhadas

  2. Li este livro em 2000, oferecido pela Visão (nessa altura a Visão ofereu uma colecção de 20 livros policiais, que eu completei e li). Gostei bastante, mas este é um tipo de livro que me atrai bastante e pelo qual tenho particular gosto. Não me lembro se tinha erros ortográficos, mas lembro-me bem que a história é contada de uma forma fria, realista e isenta de sentimentos: afinal é um relato, que procura ser o mais fiel possível ao que de verdade aconteceu àquela família.Par mim, um bom livro.

Deixe uma Resposta

