O Vendedor de Passados

Uma osga que fala e um homem que vende passados ilustres e brilhantes pode parecer um enredo um pouco fantasioso para um livro mas é exactamente essa a génese deste. Uma osga, um dia homem, vive em casa de Félix Ventura e relata o dia-a-dia do angolano. Félix Ventura vende passados falsos. Cria genealogias ilustres, cheios de barões e aristocratas a pessoas influentes mas de antepassados pouco ilustres. Tudo vai bem até ao dia em que surge em casa de Félix um estrangeiro a requerer os seus serviços. E é aí que o passado e o presente, a realidade e as memórias se começam a interligar e fundir.
Classificação: 3/5

“Na vida, é claro, nenhum enredo remata assim. As Princesas casam com os guarda-costas, casam com os trapezistas, a vida continua, e os dois são infelizes até que se separam. Anos mais tarde, como todos nós, morrem. Só somos felizes, verdadeiramente felizes, quando é para sempre, mas só as crianças habitam esse tempo no qual todas as coisas duram para sempre.”

Um pensamento sobre “O Vendedor de Passados

  1. Através de uma ideia perigosamente arriscada, cativante e extravagante, somos genialmente conduzidos ao longo desta narrativa pelas palavras de uma osga.Surge-nos um enredo que mais não é uma crítica política e social à emergente sociedade urbana de Angola. Félix Ventura é um genealogista cuja função é a de inventar genealogias de luxo aos novos ricos angolanos, que o que têm em dinheiro e poder não o têm em passados felizes e consistentes.Este Romance é também uma reflexão sobre os truques da memória e suas verdades ou não-verdades ; a construção do passado e a importância de mantermos a autonomia da nossa própria identidade.Bjinhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s