Manias de leitor

“Cada cabeça, sua sentença”, que é o mesmo que dizer que cada leitor tem a sua mania. Uma poltrona em particular, o mesmo marcador de livros durante anos a fio, uma hora específica para ler, um modo de arrumação próprio e todo um conjunto de pequenas particularidades que cada um cultiva quando vai ler. Dando continuidade à “corrente” que vai circulando nos blogs literários, confesso as minhas manias sobre livros:
  • As minhas estantes são do mais desorganizado que pode existir. O meu único critério é a ordem pelo qual são lidos.
  • Os excertos que ponho aqui são marcados por uma tira post-it amarela que depois retiro.
  • Só leio um livro de cada vez, mesmo que este seja chato, pesadão ou extremamente obscuro.
  • Sempre que acabo um livro atribuo-lhe um código (XXXn mm/aaaa).
  • Leio sempre antes de dormir e sempre a ouvir música para evitar adormecer depressa.
  • Tenho um ficheiro access com a ficha bibliográfica completa de cada livro onde constam também o código, se estão emprestados ou não e se existe artigo aqui sobre ele.
  • Salvo raras excepções, nunca gasto mais do que 15€ de cada vez a comprar livros.
  • Sempre que vou a uma livraria, a primeira secção que vejo é a da poesia.
  • Numa livraria o ritual é sempre o mesmo: ao pegar num livro leio a sinopse, leio a página 69 e vejo o preço. Se os três requisitos me agradarem é compra na certa.
  • Não sou esquisita quanto a autores, basta a história me agradar que leio qualquer um.

3 pensamentos sobre “Manias de leitor

  1. Eix, tantas manias, umas por aqui e outras acolá… mas tentarei dizer todas =) :– não leio livros ao mesmo tempo. Ao longo da minha vida de leitor apenas fiz isso duas vezes, cada vez durante um mês;– não escrevo nos livros nem sublinho;– os livros que ainda não li estão num canto e os que já li arrumados nas estantes;– prefiro livros grandes a livros de bolso;– leio sempre antes de dormir, nem que esteja super cansado, e todos os dias;– leio um livro/saga até ao fim, nem que esteja a detestar. Apenas um par de livros me obrigou a parar de ler, e até estava a gostar!;– detesto quando os livros têm as capas com “rugas”;– não aprecio muito livros emprestados, mas leio-os;– arrumo os livros por autor.– entro numa livraria e posso ficar lá até que haja um terramoto;– leio as sinopses na “diagonal”;– gosto de ir pegando nos livros e folheá-los (aqueles que já li);– gosto de sentir o peso e o cheiro das páginas;– gosto de ter os livros autografados;– o marcador que utilizo há-de ser referente ao livro que estou a ler.E muitas outras…

  2. Olá!! Que boa surpresa ter encontrado o teu blog!! A maior parte dos livros que aqui tens ainda não li e outra grande parte deles tenho na estante, em espera.
    Ora, das minhas manias de leitora..à excepção dos livros que considero oportunidades imperdíveis (como os da revista Sábado), que compro todos, escolho livros pela sinopse e normalmente procuro opiniões, ainda que o autor seja determinante. Não gosto de Saramago, e não adianta que digam maravilhas e a sinopse seja prometedora, que está fora de questão. No entanto, e como tenho sempre imeeensos livros 'em fila', faço por esquecer as sinopses, que muitas vezes dizem demais e acabam por estragar a surpresa de ir descobrindo a história. Fico com uma pequena ideia geral, nem que seja apenas do estilo, e acabo por escolhê-los muitas vezes através do estilo de literatura que me apetece ler.
    Em termos de organização, tenho no pc um ficheiro excel com a lista de livros de literatura por ordem alfabética de título (por enquanto), com indicação de estar emprestado e a quem. Nas estantes, coloco-os normalmente por tamanho, dependendo do que tenho de lá meter mais. Ponho os livros emprestados em cima da alçada da cama, na horizontal, por ordem de urgência de leitura. Num compartimento da alçada, tenho um livro que não acabei de ler (e está à espera de paciência), outro que tem os capítulos independentes e extremamente aprofundados (à espera do mesmo) e dois ou três de curiosidades (como A Ignorância Geral). Não gosto de vincar a capa, embora sublinhe as frases de que goste mais, em certo tipo de livros, a lápis. Em termos de marcador, cheguei a usar o que encontrava à mão, – marcadores que oferecem com livros, calendários de bolso, fotografias – depois passei para um marcador em metal, mas descobri que nalguns livros marcava as páginas, e desde que me ofereceram um feito em fimo, é o que uso. E acho que de manias é isto…x)

Deixe uma Resposta

