Deaf Sentence

Desmond Bates é um professor universitário de Linguística Aplicada que aproveitou a proposta de reforma antecipada quando o seu departamento foi “engolido” pelo de Inglês. É casado com Winifred, Fred como carinhosamente lhe chama, uma mulher divorciada que é sócia numa loja de decoração. O pai de Desmond está próximo dos noventa anos de idade, está surdo que nem uma porta e não consegue cozinhar nada sem que quase incendeie a casa. No meio de todo este enredo surge Alex, uma americana que está em Inglaterra para fazer um doutoramento sobre cartas de suicídio. Tudo isto seria perfeitamente normal, não fosse o facto de Desmond estar a ficar tão surdo como o pai, dificuldade essa que lhe rende algumas situações bastante embaraçosas, e de o fantasma da impotência andar a pairar sobre a sua cabeça.
Um livro divertido, que rende algumas boas gargalhadas em certas alturas, mas que ao mesmo tempo nos deixa a pensar “O que seria de mim se um dia ficasse surdo/a?”. O relato de Desmond sobre a visita ao campo de concentração Nazi de Auschwitz é de uma crueza tal que deixa qualquer um com um enorme peso no peito. Uma nota curiosa para a dedicatória que Lodge faz aos tradutores que um dia irão trabalhar esta obra. Fazendo minhas as palavras do Sérgio Lavos do blog Arte de Ler, desejo boa sorte ao colega que tiver de descalçar essa bota que é transpor o título para a nossa língua.
Classificação: 4/5

Paradoxically, being deaf doesn’t make quietness any less atractive, but rather the reverse. Aural experience is made up of quiet, sounds and noise. Quiet is neutral, the stand-by state. Sounds are meaningful, they carry information or they give aesthetic pleasure. Noise is meaningless and ugly. Being deaf converts so much sound into noise that you wold rather have quiet – hence the pleasure of walking those traffic-free streets.

2 pensamentos sobre “Deaf Sentence

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s