A Escrava de Córdova

A protagonista deste livro é Ouroana, filha de um governador cristão numa Península Ibérica marcada pelo processo de reconquista cristã contra a ocupação moura. Ao longo das suas páginas acompanhamos a sua vida, desde o nascimento, passando pelos vários cativeiros a que esteve sujeita, bem como as desventuras de Ermígio na demanda para encontrar “a sua rosa”. Como bom romance que se prese, existe também uma história de amor, da protagonista com o jovem mouro Abdus.
É um livro recheado de belas descrições, onde são relatadas com alguma minúcia os rituais e costumes muçulmanos, o que revela um exaustivo trabalho de pesquisa documental. De linguagem acessível e com várias notas explicativas referentes a determinados elementos, este é um livro de fácil leitura e que prende o leitor à história de tal modo que a tarefa de parar revela-se complicada.
Classificação: 4/5
– Senhora, a vida desta menina vai ficar, para o bem ou para o mal, permanentemente presa à lua entre os elementos que governam o mundo: o sol e a lua. O sol que a tutela e a lua a quem foi encomendada. O sol que conduz a vida dos homens varões, com poder, guerra e sangue. E a lua, feminina, sensível e emotiva, que procura o equilíbrio, a paz e a harmonia. Será uma vida no meio deste combate. Terá de ter muita força e discernimento para poder conduzir-se correctamente no meio da tensão entre estes elementos. Terá de fazer um duplo esforço para conseguir ultrapassar as difíceis provações com que se deparará e para poder encontrar-se consigo mesma. O sol e o que ele simboliza estarão sempre presentes nos primeiros momentos da sua vida – afirmou, misteriosa, em jeito de profecia.

2 pensamentos sobre “A Escrava de Córdova

  1. Consta da minha lista de livros a comprar só que, como esta cada vez aumenta mais em vez de diminuir, aguardo por uma crítica deste livro para ver se vale a pena passá-lo à frente de tantos outros que tenho para comprar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s