O Sétimo Selo

Dois cientistas são assassinados e junto deles é deixada uma estranha missiva, o triplo seis. Quem melhor para resolver este estranho mistério? O já conhecido criptanalista Tomás Noronha.

Se há uma expressão que melhor se encaixe para descrever este livro, essa expressão é, sem sombra de dúvidas, “um murro no estômago”. Ao longo do livro, e por intermédio das diversas personagens, são apresentados diversos factos verdadeiramente assustadores sobre as consequências do aquecimento global. Depois desta obra, acho que ninguém vai conseguir manter um olhar despreocupado no que diz respeito às asneiras que a Humanidade vai cometendo contra o planeta.

Se eu já tinha achado “A Fórmula de Deus” um livro viciante, este “Sétimo Selo” marcou-me de um modo sensorial. Dei várias vezes por mim a rir com algumas conversas e a execução de uma personagem fez-me saltar da cadeira. A cena estava de tal modo realista na minha mente que por momentos pensei que a arma tinha sido disparada bem próxima de mim.
Classificação: 5/5
Tomás assentiu com a cabeça. Olhou para a mãe e, sem perceber como nem porquê, pensou na impermanência da vida, na transitoriedade das coisas, na efemeridade do ser; diante dele a existência fluía como um sopro, sempre em mutação, tudo muda a todo o instante e nada jamais volta a ser o mesmo. Não há finais felizes, reflectiu de si para si. Todos temos um sétimo selo para quebrar, um destino à nossa espera, um Apocalipse no fim da linha. Por mais êxitos que somemos, por mais triunfos que alcancemos, por mais conquistas que façamos, para a última estação está-nos sempre reservada uma derrota. Se tivermos sorte e nos esforçarmos por isso, a vida até pode correr bem e ser uma incrível sucessão de momentos felizes, mas no fim, faça-se o que se fizer, tente-se o que se tentar, diga-se o que se disse, aguarda-nos sempre uma derrota, a mais final e absoluta de todas elas.

3 pensamentos sobre “O Sétimo Selo

  1. eu adorei este livro…fala mesmo do que se esta a passar… muita gente precisa de o ler para ver se poe a mao na consciencia e trata melhor este mundo…. que e a nossa casa!!!!

Deixe uma Resposta

