O Belo Adormecido

Lídia Jorge referiu-se a esta recolha de contos (três inéditos e três já publicados em revistas ou livros) como sendo “seis contos sobre o desejo”, tendo em conta “a atmosfera psicológica de que é feita cada uma das narrativas”.
“O Belo Adormecido”
conta a história da actriz Berta Helena e de Francisco. “As Três Mulheres Sagradas”, a de três amigas (Vera Brandão, Dinah de Souza e Julinha Moreira) e da grávida Margarida. “Assobio na Noite”, a do estranho sonho do Professor Reinaldo Mateus e de Miriam. “Miss Beijo”, a de Isabela, do irmão Ismael e da avó. “Leão Velho”, a de três homens (Santos Manuel, Orland Petit e João Fortaleza), um velho leão do Zoo e um projecto de safari. E “Além das Estradas”, a de três famílias e uma velha casa com piano perdida do Vale Penino.
Classificação: 3/5

Pois no meu caso, decorar sempre significou caminhar com um papel na mão, os olhos semicerrados, repetindo alto, até uma parte das falas ficar gravada no corpo. Decorar sempre consistira em impregnar de palavras o organismo inteiro, transformando-as numa coisa orgânica, uma coisa carnal. As plantas dos meus pés em movimento sempre serviram de máquina de impregnação de palavras. Os meus braços, as minhas mãos em movimento, unidos, sempre souberam mais do que o meu pensamento. A minha memória sempre foi alguma coisa mais ampla do que um tecido associado ao labirinto do cérebro, tendo a fixação muito mais a ver com os músculos do que propriamente com um processo mental. Andar, andar para apreender, repetir, decorar junto ao mar.( de “O Belo Adormecido”)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s